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Você sabe qual é o Lifetime Value dos seus clientes?

O Lifetime Value (LTV) é fundamental no processo de determinação do valor de um cliente. Através dessa ação você saberá quanto ele gasta com a sua empresa e o quanto ele vale para você, pois é uma métrica do marketing que estima o lucro a ser gerado pelo relacionamento entre empresa-cliente. Também proporciona maior ênfase no serviço e na satisfação do cliente a longo prazo, além de fazer com que as empresas não foquem apenas nos lucros imediatos, mas sim, que se preocupem em estabilizar e prolongar os relacionamentos com seus consumidores.

Sua empresa tem aproveitado seus atuais clientes? Quanto, em média, o seu cliente gasta com seus produtos ou serviços, durante o período de fidelidade entre ambos?

Como calcular o LTV?

Para calcular o Lifetime Value, são necessários alguns dados de sua empresa. Lembre-se que essa métrica não se trata de um valor fixo, ele vai se modificando juntamente com as suas estratégias, produtos/serviços e vendas. Se a sua empresa é nova e não possui todos os dados necessários para realizar esse cálculo, é possível realizar uma estimativa e ajustá-la ao longo do tempo.

Identificar esse valor é primordial, caso você queira ter uma ideia de quanto você pode esperar do seu cliente, além de te auxiliar na decisão do valor de investimento para mantê-lo.

O cálculo é simples:
Você multiplicará o valor médio de uma venda pelo número de vezes que ela aconteceu, vezes o tempo médio entre os meses e anos que o seu cliente compra com você.

Se o seu cliente X gasta em média R$800,00 por mês e se mantém entre seus clientes ativos, por cerca de 4 anos, seu Lifetime Value será:

R$800,00 x 12 meses x 4 anos = R$38.400,00 ou R$9.600,00 por ano.
Ou seja, esse cliente não representou apenas uma venda de R$800,00, mas sim R$38.400,00, levando em consideração o tempo de permanência dele como cliente da empresa.

Vídeo sobre LTV

Confira vídeo com mais detalhes sobre LTV, apresentado por Ricardo Zacho:

Como aumentar o Lifetime Value?

É possível induzir seu cliente a compra, e através dessa prática, conquistar Lifetimes Values cada vez maiores. Seguem algumas táticas possíveis:

— E-mail Marketing: Enviar ofertas e promoções para clientes que compraram recentemente na sua empresa, é uma tática interessante. Seja nas práticas up-selling ou cross-selling, quanto mais personalizado o seu conteúdo, maiores são as possibilidades de venda.

— Serviços adicionais: Instalação, manutenção e reparação de produtos, são formas de aumentar o ticket médio da compra. Oferecer garantias estendidas, brindes e outras facilidades são pontos fortes de influência para recompras.

— Simplifique processos: Possibilitar um check out do seu e-commerce com rapidez e facilidade e, pode ser muito mais do que um redutor de taxas de abandonos de carrinho. Fique atento!

— Conteúdo: Um conteúdo útil pode fortalecer não só a marca na cabeça do seu cliente, como gerar uma necessidade a respeito do seu produto. Quanto mais conteúdo você oferece, mais ele entende que precisa.

Dentre outras possibilidades, fica claro que, além das técnicas, o seu consumidor precisa ter uma boa experiência com a sua empresa no cenário geral. Desde a captação, passando pelo atendimento, processo de compra e qualidade do produto ou serviço a ser entregue, tudo precisa estar bem alinhado, para que as compras contínuas de seus clientes em sua empresa continuem garantidas, para que assim você obtenha um Lifetime Value e capacidades de investimento cada vez maiores e mais interessantes.
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