3 Estratégias para se posicionar na busca local

O Local Search − que significa, no bom e velho português, Busca Local − é um formato de pesquisa onde os algoritmos do Google se baseiam em dados de localização para exibir resultados pontuais, conforme o ponto geográfico onde se encontra o usuário ou outro sugerido por ele.

A título de exemplo, quando se pesquisa por “restaurantes” – sem nenhuma especificação de local –, o Google apresentará, automaticamente, sugestões próximas ao usuário. Ou, caso a pesquisa seja focada em outra cidade, estado ou país, basta que o usuário insira a localização desejada, como “restaurantes em Orlando”.

Para fazer uma otimização focada em busca local, é fundamental implementar algumas estratégias:

#1 – Cadastro completo no Google Meu Negócio

Inicialmente, é preciso efetuar cadastro no Google Meu Negócio, com o preenchimento de todos os dados, principalmente o endereço do empreendimento.

Na parte descritiva é indicado utilizar as palavras-chaves já empregadas no projeto de SEO do site. Também é válido inserir a logomarca da empresa, fotos dos produtos, endereço telefones, e-mails de contato, horário de funcionamento, dentre outros dados relevantes para o internauta.

#2 – Cadastrando o site em guias de empresas

Existe uma versão virtual das famosas “páginas amarelas”, onde é colocada, em uma lista, grande parte dos estabelecimentos comerciais de uma determinada cidade ou região com seus respectivos telefones e endereços para consultas urgentes.

São páginas online que oferecem a possibilidade de cadastrar um negócio com descrição sucinta como o Telelistas, Opendi, iLocal, Guia Mais, Guias Oesp e Apontador. Ao colocar palavras-chaves nessa descrição, o Google irá utilizar essa referência em seu banco de dados para resultados locais.

#3 – Páginas Otimizadas para seu local

Durante o planejamento de produção de conteúdo e otimização, vale à pena considerar criar páginas que utilize como palavra-chave os locais do seu empreendimento. Por exemplo, um restaurante em Guarulhos pode criar uma página com essa palavra-chave, apresentando o restaurante, o cardápio e destacando o endereço do empreendimento. A ideia é não apenas falar do restaurante, mas dar dicas realmente úteis que agreguem à busca do usuário.

Essas são apenas algumas dicas para se trabalhar dentro do SEO Local. Outras estratégias podem ser implementadas e aprimoradas ao longo do projeto, para se atingir excelentes resultados no ranqueamento.

Dúvidas com Busca LocalConsulte um especialista!

melhor-curso-seo

Uma opinião sobre “3 Estratégias para se posicionar na busca local”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *