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O e-mail marketing para e-commerce de pneus é uma ferramenta estratégica para fortalecer o relacionamento entre a marca e o público-alvo. Com planejamento, é possível estabelecer um fluxo automatizado para o envio de e-mail marketing para cada grupo da base de contatos da empresa. É simples, mas é um trabalho que exige conhecimento para criar mensagens relevantes ao impulsionamento das vendas de pneus. 

O primeiro passo, claro, é construir uma base de contatos, formada por clientes em potencial. O perfil dos destinatários deve ser considerado na hora de produzir o e-mail marketing do e-commerce de pneus. Se uma pessoa procurar entender a diferença entre pneus para veículos de passeio, mas ainda não está pronta para fazer uma compra, não adianta enviar um e-mail marketing com ofertas. Um conteúdo como “Aprenda a escolher o melhor pneu para o seu carro” será mais relevante para esta pessoa. 

Enviar o mesmo tipo de e-mail para todos os contatos é o mesmo que atirar no escuro. Você pode atingir uma ou mais pessoas, porém, não eram os alvos certos. Portanto, após construir a base de contatos, o passo seguinte é qualificar a lista, organizando os endereços conforme o perfil da pessoa que visitou o site e o estágio em que ela se encontra na jornada de compras. 

Como construir a base de contatos do e-mail marketing para e-commerce de pneus?

1. Captação de contatos

Para fazer a compra, é necessário preencher o formulário para a criação de login e senha. Com isso, o e-commerce consegue captar as informações para uma das bases do e-mail marketing. Mas, como obter o contato de visitantes que ainda não tem certeza sobre o que buscam e aqueles que ainda estão reticentes? 

Em primeiro lugar, é necessário oferecer algo em troca das informações de contato. “Deseja receber um e-book com dicas sobre os melhores pneus para carros de passeio? Preencha o formulário e ganhe um e-book gratuito”. Ou algo como “Deseja ganhar um cupom de desconto para a próxima compra? Clique agora.” Outra sugestão: “Quer ficar por dentro das novidades, promoções e lançamentos da nossa loja de pneus? Cadastre o seu e-mail.”

São apenas exemplos para facilitar o entendimento. Estas e outras ideias podem ser dispostas em formato de pop-up, landing page para e-commerce de pneus ou um banner fixo. 

O pop-up é aquele banner que se abre quando acessamos uma página na internet. É possível usá-lo para a captação de clientes em potencial, porém, não é bom abusar desse tipo de recurso para não deixar o usuário irritado. Ele pode ser apresentado no acesso inicial, durante a navegação, rolagem da página ou quando o sistema entende que o visitante pretende deixar o site. 

A landing page é um formato bastante utilizado para atrair a atenção do público-alvo do negócio. Ela é uma página estática criada para cada campanha. O link pode ser patrocinado, por exemplo, por meio do Google Ads ou Facebook Ads. 

Também é possível manter um banner fixo na página inicial para incentivar o visitante a cadastrar o e-mail caso queira acompanhar as novidades e/ou receber as ofertas de pneus. Para esse tipo de ação, o ideal é solicitar dados básicos, como nome completo e e-mail. Até porque é possível identificar o histórico de navegação e entender o que interessa ao visitante. Os formulários mais detalhados podem ser usados quando o cliente em potencial está em uma fase mais avançada do funil de vendas e estão mais confiantes em fornecer mais dados pessoais. 

2. Segmentação da base de contatos

Os e-mails cadastrados devem ser organizados conforme o perfil do cliente. É fundamental saber o que a pessoa busca para oferecer o conteúdo adequado. Com software de CRM e automação de e-mail marketing fica mais fácil executar esta tarefa. A automação do e-mail marketing para e-commerce é mais efetiva e possibilita a análise de resultados como a taxa de abertura de e-mails e cliques nos links. 

Boas vindas ao visitante:

É simpático, enviar um e-mail de boas vindas após receber o cadastro do e-mail e oferecer, por exemplo, um “presente”, tal como um cupom de desconto, com prazo de validade. É uma maneira de validar o contato inicial, antes de começar a enviar outros conteúdos.

Abandono de carrinho:

Para os visitantes que selecionaram produtos, mas não finalizaram a compra, vale enviar um e-mail com uma promoção relâmpago para quem concluir o pedido. Também é possível pesquisar o motivo da desistência, apresentando um questionário rápido. 

Pós-venda:

Enviar um e-mail de agradecimento pela compra, com informações para o rastreamento do pedido e os canais de contato da empresa também é um meio para fortalecer o relacionamento com o cliente. Depois, periodicamente, é importante enviar o e-mail marketing para marcar presença na mente do cliente, demonstrar que a empresa está à disposição para negócios futuros. 

3. Automação do e-mail marketing

O envio de e-mail marketing é mais eficiente e eficaz quando o procedimento é automatizado. Isto é possível com o uso de software específico. Existem plataformas gratuitas, para quantidades limitadas de e-mail marketing, ou automação avançada, com mais recursos para a análise dos resultados de marketing digital. Outro ponto importante refere-se à periodicidade do e-mail marketing – semanal, quinzenal ou mensal? Seja qual for a frequência escolhida, é necessário planejar um calendário editorial para o envio do e-mail marketing, considerando que é preciso criar conteúdos diferenciados, alinhados ao perfil do cliente e estágios do funil de vendas. 

Antes de enviar o e-mail marketing é imprescindível revisar o conteúdo minuciosamente e testar os links. Outra prática recomendável é fazer o teste A/B, criando duas versões para o mesmo conteúdo do e-mail marketing, a fim de identificar o modelo que apresenta melhor retorno quanto a abertura da mensagem e acessos aos links. A mensuração de resultados é indispensável para saber se a estratégia de e-mail marketing está gerando resultados positivos ao negócio. 

Resumidamente, podemos dizer que o e-mail marketing para o e-commerce de pneus é utilizado para impulsionar as vendas e o faturamento, além de atrair novos clientes para o negócio. 

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