Relatório de Resultados MZclick

Olá, seja bem-vindo ao nosso manual do Relatório MZclick!

Agora você poderá entender, detalhadamente, o que significa cada dado do seu relatório, obtendo uma visão completa da situação da sua empresa. Todos os dados são colhidos diretamente do Google Analytics.

Agrupamento Padrão de Canais

Por aqui, você poderá filtrar canais específicos e entender seus respectivos dados. Quais foram, por exemplo, as sessões realizadas através das redes sociais, do e-mail marketing, por pesquisa paga ou orgânica. O objetivo desse agrupamento é permitir que você entenda o que cada origem tem gerado para o seu site e quais são as responsáveis pelos seus principais resultados.

Sessões

As sessões, basicamente, são responsáveis por registrar as visitas em seu site. Vale lembrar que uma sessão não significa, necessariamente, um usuário único. Uma sessão é atualizada a cada 30 minutos de inatividade no site, à meia-noite ou se o usuário entra por meio de alguma outra mídia. Desta forma, o mesmo usuário pode ter diversas sessões em um determinado período com diferentes origens. Esse dado é sempre comparado com o mesmo período do ano anterior.

Receita

Os dados exibidos neste campo, estão de acordo com as informações do comércio eletrônico do seu Google Analytics, uma vez que ele contabiliza a receita dos pedidos recebidos no site da sua empresa no período avaliado. É importante ressaltar que a receita é contabilizada quando alguém conclui uma venda no seu e-commerce, independente se o pedido realmente foi pago posteriormente. Nesse valor podem estar inclusos impostos e frete. Esse dado é comparado com o mesmo período do ano anterior, e também com o período proporcional anterior.

Valor da Meta

O valor da meta é baseado no valor médio do seu pedido (ticket médio) e a quantidade de leads convertidos em clientes. Esse dado visa estimar a quantidade de receita gerada pelos leads recebidos. Por exemplo, se em média, sua empresa recebe 10 formulários e fecha 5 e seu ticket médio é R$500,00, estima-se que sua receita será de R$2.500,00. É importante ressaltar que este é um dado estimado, que pode ser diferente do valor real faturado no período. Esse dado é comparado com o mesmo período do ano anterior, e também com o período proporcional anterior.

Transações

As transações mencionadas em nosso relatório, exibem a quantidade de vendas que sua empresa realizou dentro do período determinado. É importante ressaltar que esse dado contabiliza a quantidade de pedidos concluídos no site, independente se o mesmo foi pago ou não posteriormente. Esse dado é sempre comparado com o mesmo período do ano anterior.

Conclusões da Meta

De acordo com o próprio nome, esse dado aponta a principal meta dentro do seu site. Se a sua meta é receber mais contatos, este campo exibirá quantos formulários de contato foram preenchidos no período. Se a sua meta foi configurada como vendas, por exemplo, você verá quantos pedidos foram finalizados no período. Esse dado é sempre comparado com o mesmo período do ano anterior.

Valor Médio do Produto

O valor médio do pedido se refere ao valor médio que cada cliente gasta por compra em seu site. A conta é muito simples: você deve dividir a receita pelo número de transações. Se a receita total foi de R$2.000,00 com 14 transações, o valor médio dos pedidos realizados é de R$142,85. Esse dado é sempre comparado com o mesmo período do ano anterior.

Taxa de Conversão

A taxa de conversão indica a porcentagem de sessões que geraram alguma ação de valor em seu site ou e-commerce. Seu cálculo é composto pelo número de sessões recebidas, dividido pelo número de conclusões da meta ou transações. É um importante indicativo sobre como seus clientes têm reagido às suas metas estipuladas, e qual mídia gera mais acessos propensos a compra. Esse dado é sempre comparado com o mesmo período do ano anterior.

LTV (Lifetime Value)

O Lifetime Value (Valor do Tempo de Vida do Cliente) é responsável por estimar o valor monetário que um cliente tem para sua empresa durante o período que ele permanece como cliente. Desta forma, é possível ver o lucro gerado pelo cliente à longo prazo, não apenas pontualmente. Esse dado é sempre comparado com o mesmo período do ano anterior.

Entenda mais: Você sabe qual é o Lifetime Value dos seus clientes?

Por que comparamos com o ano anterior?

Os dados do seu relatório são comparados com o mesmo período do ano anterior. Desta forma, conseguimos entender a evolução do seu projeto de um ano para outro, e eliminamos fatores sazonais que ocorrem ao comparar o mês atual com o anterior. Por exemplo, em novembro é natural que haja, em alguns segmentos, um aumento nas vendas por conta da Black Friday. Se compararmos os mês de novembro com outubro, certamente teremos um aumento, mas que na verdade está atrelado à uma sazonalidade ocorrida no setor. Quando comparamos os resultados de novembro deste ano com o mesmo mês do ano anterior, temos uma visão mais clara e real do crescimento dos resultados.

Como melhorar os resultados?

Antes das ações em si, há um passo muito importante: definição do público-alvo, produto e região. Nesse cenário, é fundamental entender quais são os seus principais produtos, qual o público-alvo dos mesmos e as regiões mais propensas à compra. Para auxiliá-los nessa definição, separamos alguns artigos:

Ficou com alguma dúvida a respeito de algum dado? Não se preocupe! Entre em contato com o seu gerente de conta e sane cada uma delas.