Categorias
Mídias Sociais

Instagram para Empresas: Como se destacar?

O Instagram é um fenômeno entre as redes sociais, possuindo cerca de 400 milhões de usuários cadastrados. De uns tempos pra cá, a aquisição bilionária de Mark Zuckerberg conhecida pelas postagens de fotos com as famosas hashtags, vem ganhando bastante força entre as empresas e passou pro time das maiores plataformas de publicidade do mundo.
Contudo, além de anunciar no Instagram, outra estratégia bastante recorrente no cenário, é a criação do perfil da sua própria empresa; com ele, você pode gerar maior exibição da marca, construir ou aprimorar sua reputação online, além de aproximar o público-alvo e seus clientes, do seu cotidiano, estreitando ainda mais essa relação.

Diante desses dados, fica evidente a importância de estar conectado nessa rede social onde todo mundo adora dar #likes, e em função disso, você irá conferir algumas dicas para se destacar nela.

#1 – As pessoas precisam amar a sua empresa.

Por se tratar de uma rede social um pouco mais informal – diferente do LinkedIn – grande parte dos usuários do Instagram é composta por um público mais jovem, isso significa que você precisa oferecer um conteúdo interessante, criativo, dinâmico e divertido.
Esqueça as postagens tradicionais sobre os seus produtos! Procure interagir e se apresentar de uma maneira descontraída! Além disso, você pode também compartilhar com seus seguidores os bastidores e o cotidiano da sua empresa: o happy hour com os colegas depois do expediente, aquele churrasco que vocês combinaram no final de semana, um momento de descontração durante o trabalho, o aniversário de algum integrante da equipe, dentre outros temas, costumam engajar o público e fazer com que ele se sinta mais próximo da sua empresa.

#2 Preste atenção no feedback.

Aquela imagem que você cogitou ser engraçada e repercutiu mal entre alguns seguidores, as postagens realizadas pela manhã, que sempre têm menos interatividade do que as que são postadas no período noturno, dentre outras diversas situações, fazem parte do feedback da sua estratégia. Observe-as e leve-as sempre em consideração!

#3 Seu cliente no seu Instagram!

Além de otimizar seu tempo, essa ação promete gerar ainda mais engajamento e popularidade para o seu perfil. O famoso “repost” (ato de publicar em sua conta um mesmo conteúdo já criado por outro usuário), é bastante comum entre perfis pessoais, e quando realizados entre empresas e clientes, geram grande repercussão.
Peça autorização e publique a foto de um cliente utilizando o seu produto, ou visitando o seu estabelecimento, por exemplo. Ao se tratar de uma empresa de pequeno porte, por quê não fazer uma postagem parabenizando um cliente fiel pelo seu aniversário? Solicitar sugestões e dicas de temática são atitudes que costumam ser extremamente bem recebidas por quem está do outro lado da tela.

#4 Quem trabalha com você?

Quanto mais familiarizado um cliente se sente com o seu negócio, mais tempo dura a relação de vocês. Compartilhe com seus seguidores fotos e vídeos de seus funcionários em ação, exiba também os momentos de descontração entre todos, se possível, mostre como a sua empresa funciona, e o mais importante: procure ser o mais natural e espontâneo possível.

#5 A união faz a força.

Embora o Instagram seja uma rede social com alto poder de captação de clientes e expansão de produtos ou serviços, restringir sua publicidade apenas à essa plataforma, não vai te apresentar tanto retorno quanto uma estratégia de marketing completa faria. Para que você possa aprimorar sua reputação online, você precisa criá-la, para que o Instagram da sua empresa seja um sucesso é preciso dedicar tempo e planejamento. Por essa razão, é recomendável investir em uma agência de marketing digital, que ficará responsável por planejar e executar toda a estratégia digital da sua empresa, links patrocinados, SEO, , incluindo outras mídias sociais também.

Ademais, use o poder do Instagram a seu favor. Aproxime-se do seu público. Faça a diferença. Destaque-se!
[rev_slider cta-planejamento]