Tenha uma boa leitura! =)

> Precisa da nossa ajuda? Conheça nosso serviço de Consultoria SEO.

O posicionamento estratégico do e-commerce em redes de pesquisa do Google e outros sites de busca é essencial para os negócios. Os consumidores online utilizam esses meios para encontrar empresas, produtos, serviços e as melhores ofertas. Portanto, os sites que aparecem em destaque têm mais chance de receberem cliques de clientes em potencial. 

Como isto é possível? O primeiro passo, é solicitar a consultoria de uma agência de marketing digital, especializada em SEO para e-commerce  para definir a melhor estratégia para melhorar o posicionamento da loja online nos mecanismos de busca como o Google.

Entenda como é o trabalho da agência de SEO para e-commerce

1. Otimização do site para SEO

O site é o principal canal de vendas, portanto, uma plataforma otimizada para SEO tem mais chance de ser apontada pelos sites de busca. Não adianta escolher uma plataforma mais “econômica” porque, no fim das contas, o barato pode custar mais caro. A agência de SEO para e-commerce possui conhecimento técnico e experiência para analisar a estrutura do site e propor otimizações que irão proporcionar mais acessos na web e melhorar a experiência  do usuário. Tudo é analisado: URL (endereço do site), velocidade de carregamento, títulos e conteúdo das páginas, links internos, adaptação da página aos dispositivos móveis (smartphone e tablet, por exemplo), protocolos de segurança contra crimes cibernéticos e proteção de dados dos clientes, entre outros itens que estejam dificultando o ranqueamento da loja virtual. 

2. Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa em sites de busca começa com as palavras-chave. Por isso, a agência de SEO para e-commerce faz o levantamento dos termos mais relevantes para o negócio e elabora a planilha de palavras-chave que serão utilizadas em títulos, em descrições da página e do portfólio, conteúdo do blog corporativo, mídias sociais, e-mail marketing, links patrocinados, landing page, e-book, entre outros materiais. A planilha, porém, não é imutável. A agência de SEO acompanha as atualizações das plataformas e o comportamento dos consumidores online para encontrar termos novos, que podem ser um diferencial em relação à concorrência. 

3. Conteúdo relevante para SEO

As ferramentas de SEO e SEO técnico são importantes, mas, se o conteúdo não tiver qualidade, o fluxo de acessos pode ficar abaixo da expectativa. Quando o site tem muito acesso, possui muitas referências externas e entregam conteúdos profundos, os motores de busca entendem que ele é relevante para os usuários. 

4. Segmentação

A agência de SEO para e-commerce elabora o plano de ações, com foco no nicho de mercado desejado pelo empreendedor. É necessário definir o perfil do cliente em potencial e construir as personas do negócio, ou seja, personagens fictícias que representam o consumidor do e-commerce. Este método proporciona uma segmentação mais assertiva na criação e otimização do conteúdo. Ao usar parâmetros para definir o público-alvo das ações de marketing digital, os motores dos sites de pesquisa podem encontrar informações mais compatíveis com o perfil do usuário, com base no histórico de navegação  e consumo de conteúdo ligado semanticamente ao seu projeto.

5. Análise de resultados

Uma etapa imprescindível da gestão de SEO para e-commerce é a análise de resultados orgânicos. Em outras palavras, a agência de SEO analisa os resultados, comparando-os com os objetivos iniciais do planejamento. O relatório é um documento importante para mostrar ao gestor a evolução das métricas, e quais ajustes são necessários para turbinar o e-commerce. A evolução dos resultados exige investimento permanente em marketing digital. 

Em resumo, a agência de SEO para e-commerce possui conhecimento técnico e experiência para dar mais visibilidade ao negócio, atrair mais visitantes à loja virtual e acelerar os resultados de vendas online. Quanto mais forte for a presença da marca nas redes de pesquisa, maior será a oportunidade de conquistar clientes e aumentar o faturamento. 

Para saber mais o que a agência de SEO pode fazer para a sua empresa fale com a MZclick Agência de Marketing Digital.  

Aumentar a taxa de conversão