Categorias
SEO - Otimização de Sites

A importância de artigos para a otimização de sites

É de conhecimento geral que um site deve ter uma área disponível para que novos conteúdos sejam inseridos, de maneira regular. Caso contrário, ou seja, um site que não comporte atualização, poderá perder espaço no mercado. Afinal, ferramentas de busca, como o Google, enxergam cada site como fonte de informação, que é, evidentemente, o objetivo final das pesquisas de internautas.

Qual a razão de ser necessário espaço para artigos em blogs?

Isso é relevante, porque o trabalho de SEO em um site é constante: a otimização onpage precisa ser contínua, levando em consideração os quesitos de SEO necessários e a criação de novos artigos.

Então, isso quer dizer que conteúdo, de modo geral, é algo fundamental, seja em forma de notícias, artigos, FAQs, tutoriais, aulas e afins. Essa alimentação dinâmica de conteúdos faz com que o site fique atualizado e com maiores probabilidades de novas indexações.

Para efeito de comparação, se apenas o site estático existir, com o passar do tempo, a tendência é que perca força, pela falta de atualização. Com o conteúdo renovado, o que ocorre é justamente uma potencialização do processo de otimização de sites.

Por que ocorre a redução de relevância da otimização de um site?

Essa perda de ranqueamento dos sites de busca podem ocorrer, pelo menos, por duas razões:

  • Na primeira, o Google faz ajustes e modificações em seu algoritmo – isto é, o elemento que propicia refinamento entre todos os resultados encontrados – ao longo de cada ano. Tudo isso, para manter a precisão e a qualidade dos retornos à busca;
  • Na segunda, temos o fato de o mercado, em si, ser bastante dinâmico. Por isso, o próprio comportamento da audiência em relação às preferências de navegação e, por tal razão, em um ano, todos os resultados se transformarão, ganhando ou perdendo relevância.

Em resumo: o quão mais atualizado for um site com conteúdo, melhores são as possibilidades de manter antigos ranqueamento e conquistar novos.

Como reverter o processo de engessamento de otimização de sites

Essa mudança de perfil se dá exatamente por meio de áreas de conteúdo, que, dentre outros benefícios traz o famoso link building, uma espécie de divulgação do material original oferecido pelo site. De tão relevante, o conteúdo começa a ser compartilhado e propagado por outros blogs, sites e portais, agregando valor à página de seu negócio.

Você faz uso de conteúdo atualizado de maneira constante, em seu site, seja pessoal ou corporativo? Olho vivo a esse assunto e prospere no meio digital! Se precisar de uma forcinha para otimização de sites, não deixe de entrar em contato com a MZclick Media!

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.