Curso de SEO grátis

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Sobre o Guia SEO para iniciantes

Esse Guia de SEO é um curso de SEO grátis patrocinado pela MZclick – Uma agência especializada em search marketing (SEO e links patrocinados). Nossa ideia é levar um conteúdo básico para quem está iniciando um projeto de SEO ou para quem quer aprender os conceitos principais de search.

Veja mais artigos sobre SEO em nosso blog: SEO – Otimização de Sites
Faça o download do slide aqui: Slide do curso de SEO grátis[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

O que é SEO?

O termo SEO (em inglês, Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismo de Busca é um conjunto de ações que quando BEM feitas facilitam o aumento da popularidade e autoridade do seu site.

Leia o artigo: O que é SEO?[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

O que é busca orgânica ou busca natural?

Busca natural são os links apresentados e ordenados, de forma automática e não patrocinada, pelos buscadores em suas páginas de resultados de busca.

Leia o artigo: Glossário SEO e entenda mais definições sobre SEO.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

O que são links patrocinados?

Link patrocinado é resumidamente um grupo de palavras-chave patrocinadas, ou seja, quando um usuário utiliza um buscador e insere uma palavra-chave patrocinada, seu anúncio aparece e você só paga quando ele realizar um clique sobre seu anúncio.

Leia o artigo: O que é link patrocinado?[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Os buscadores

Os buscadores são as principais ferramentas utilizadas para fazer pesquisas na internet. Eles catalogam uma infinidade de websites e os exibem quando uma pesquisa relacionada é realizada.

Prezando pela qualidade do conteúdo e experiência do usuário,  os buscadores existem para entregar resultados de pesquisas qualificados.

Leia o artigo: Entenda o algoritmo do Google.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Definição de objetivos para SEO

Antes de iniciar um projeto de SEO, ou qualquer projeto de marketing, é imprescindível que sejam definidos os objetivos a serem alcançados.

Estes objetivos direcionarão todas as ações que serão executadas.

Leia o artigo: A importância do objetivo nas campanhas de search marketing.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Como verificar se meu site está indexado no Google?

Antes de começar as otimizações de um site pensando em melhorar seu ranqueamento orgânico é preciso verificar se este já está indexado no Google.

No vídeo, você aprende como verificar se seu site está indexado.

Leia o artigo: Meu site não aparece no Google.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator color=”green” border_width=”2″][vc_text_separator title=”

SEO OnPage

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Otimização de site OnPage

A Otimização OnPage se refere a toda otimização que é realizada dentro do site. Ela trabalha conceitos relacionados ao conteúdo e programação do seu site.

Leia o artigo: A importância dos artigos para a otimização do seu site.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

HTML + CSS

Para que um site possa ser exibido nos resultados de pesquisa na web, os buscadores precisam entender seu conteúdo.

O buscadores leem apenas conteúdos textuais (eles não conseguem ler imagens e vídeos), o padrão de leitura é sempre da esquerda para a direita + de cima para baixo.

Leia o artigo: HTML ou Flash.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Palavras-chave

As palavras-chave são extremamente importantes para um projeto de SEO, é preciso defini-las de forma assertiva.

Com as palavras-chave em mãos, aplique-as em seus conteúdos de acordo com o que foi aprendido até o momento.

Leia o artigo: Conheça o planejador de palavras-chave.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

TAG title

Toda página de internet é um documento, o título é algo fundamental para que os buscadores entendam o contexto da página em questão.

Leia o artigo: 10 requisitos de SEO.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Meta TAG Description

A Meta Description é a descrição que aparece nos resultados de pesquisa. Ela é fundamental para chamar o clique, uma vez que o usuário que realiza a pesquisa a lê e então decide se clicará ou não nesse resultado.

Ferramenta grátis: Contador de caracteres.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

URL amigável

Mantenha sua URL amigável para os buscadores e para os usuários.

URL’s amigáveis são fundamentais para ajudar os buscadores e usuários compreenderem o conteúdo tratado em cada uma delas.

Leia o artigo: Otimizando URL.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Texto âncora

O texto âncora é a parte clicável (texto azul sublinhado) de um link que direciona o usuário para outra página da internet, podendo ser uma página dentro do próprio site ou de outro site qualquer.

Através da palavra-chave clicável, o texto âncora, os usuários e buscadores conseguem saber o tipo de conteúdo para o qual serão direcionados.

Leia o artigo: Texto-âncora.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Otimização de imagens

O conteúdo deve estar relacionado com as imagens apresentadas em uma determinada página.

Todas as imagens no site devem ser otimizadas, com base nas palavras-chave e conteúdo das páginas onde estão localizadas.

Leia o artigo: Otimizar imagens.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Otimização de conteúdo na prática

Nessa vídeo aula ensinamos a otimizar textos e imagens de forma semântica e assertiva, trabalhando as palavras-chave e estrutura dos conteúdos de modo a deixá-los mais relevantes para os buscadores.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Conteúdo útil, único e relevante

Jamais copie um conteúdo e cole em seu site. Os buscadores possuem dispositivos capazes de identificar qual é o conteúdo original.

Mesmo que o conteúdo serja original do seu site, duplicá-lo em outras páginas do mesmo site também é prejudicial.

Como os buscadores prezam pela qualidade e relevância do conteúdo, duplicar conteúdos fará com que seu site perca ranqueamento.

Leia o artigo: Tudo Sobre Conteúdo Duplicado.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Canonical

Quando se tem mais de uma página no site com conteúdo praticamente iguais, como variações de cores de produtos no caso de e-commerces, os buscares podem interpretar isso como conteúdo duplicado e punir o site com queda no ranqueamento.

Como alternativa para esse problema existe a canonical TAG. Através de seu uso, é possível indicar aos buscadores qual das URL’s é a principal e deve ser indexada.

Leia o artigo: Importância da Canonical Tag[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Redirecionamento

Seu site funciona com WWW e sem WWW? Entenda a utilização do redirecionamento 301.

Leia o artigo: Https como sinal para classificação orgânica.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Site Responsivo

Nos dias atuais, as pessoas passam mais tempo navegando em dispositivos móveis que em desktops. Somente isso já justifica a importância de ter um site responsivo.

Outro fator importante é que, prezando pela experiência dos usuários, o Google passou a priorizar nos resultados de pesquisa os sites responsivos.

Leia o artigo: Por que você deve ter um site responsivo?.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Velocidade de carregamento do site

Os buscadores levam muito a sério o tempo que as páginas de um site levam para serem carregadas, e isso é um dos fatores considerados no momento do ranqueamento. O Google, entre outros buscadores, tende a dar preferência aos sites mais rápidos.

Análise a velocidade do seu site: Google PageSpeed Tools[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Breadcrumbs – Navegação Estrutural

Os breadcrumbs facilitam a nevação no site, possibilitando uma melhor compreensão da hierarquia das páginas (categorias, subcategorias, etc.) e mostrando a localização do usuário.

Os buscadores também se beneficiam da navegação estrutual, e por isso, é um ponto importante para o SEO.

Leia o artigo: Você já ouviu falar em Breadcrumbs?[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Outras dicas SEO OnPage

O conteúdo é parte fundamental do seu projeto de SEO, portanto ofereça conteúdo relevante para seu público-alvo e crie relevância entre seu conteúdo e seus produtos e serviços.

Leia o artigo: Como criar um blog de sucesso.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator color=”green” border_width=”2″][vc_text_separator title=”

SEO OffPage

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OffPage

Vale ressaltar que o PageRank não possui tanta influência nos dias atuais, porém é importante entender o conceito de como a popularidade é transmitida por um link. Lembre-se disso: A qualidade de um link é mais importante que a quantidade de links.

Leia o artigo: PageRank.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Link Building

O Link Building é basicamente um conjunto de técnicas de SEO responsável pela conquista de links externos. Esses links auxiliam a navegabilidade da internet e ajudam a melhorar a popularidade do site nos mecanismos de busca, além de gerar potencial tráfego para o site.

Leia o artigo: Link Building.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Google Webmaster Tools

Também conhecido como Google Search Console, o Google Webmaster Tools é um conjunto de ferramentas nas quais você poderá melhorar o desempenho de seu site nas pesquisas do Google.

O Search Console ajuda a encontrar erros, no site e/ou aplicativos para dispositivos móveis, de modo que estes possam ser corrigidos.

Leia o artigo: Google Webmaster.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator color=”green” border_width=”2″][vc_text_separator title=”

Curso de SEO Online

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Curso avançado de SEO

Quer se aprofundar ainda mais no mundo do SEO? Disponibilizamos um curso de SEO completo, que vai do básico ao avançado.

Ministrado pelo sócio-proprietáiro da MZclick, Ricardo Zacho, o curso abrange conceitos teóricos e práticos de otimização de sites para mecanismos de buscas.

Saiba mais sobre o curso: Curso de SEO Online[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][cs_responsive_video][/cs_responsive_video][/vc_column][/vc_row]

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