Sobre o Guia SEO para iniciantes

Esse Guia de SEO é um curso de SEO grátis patrocinado pela MZclick – Uma agência especializada em search marketing (SEO e links patrocinados). Nossa ideia é levar um conteúdo básico para quem está iniciando um projeto de SEO ou para quem quer aprender os conceitos principais de search.

Veja mais artigos sobre SEO em nosso blog: SEO – Otimização de Sites
Faça o download do slide aqui: Slide do curso de SEO grátis

O que é SEO?

O termo SEO (em inglês, Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismo de Busca é um conjunto de ações que quando BEM feitas facilitam o aumento da popularidade e autoridade do seu site.

Leia o artigo: O que é SEO?

O que é busca orgânica ou busca natural?

Busca natural são os links apresentados e ordenados, de forma automática e não patrocinada, pelos buscadores em suas páginas de resultados de busca.

Leia o artigo: Glossário SEO e entenda mais definições sobre SEO.

O que são links patrocinados?

Link patrocinado é resumidamente um grupo de palavras-chave patrocinadas, ou seja, quando um usuário utiliza um buscador e insere uma palavra-chave patrocinada, seu anúncio aparece e você só paga quando ele realizar um clique sobre seu anúncio.

Leia o artigo: O que é link patrocinado?

Os buscadores

Os buscadores são as principais ferramentas utilizadas para fazer pesquisas na internet. Eles catalogam uma infinidade de websites e os exibem quando uma pesquisa relacionada é realizada.

Prezando pela qualidade do conteúdo e experiência do usuário,  os buscadores existem para entregar resultados de pesquisas qualificados.

Leia o artigo: Entenda o algoritmo do Google.

Definição de objetivos para SEO

Antes de iniciar um projeto de SEO, ou qualquer projeto de marketing, é imprescindível que sejam definidos os objetivos a serem alcançados.

Estes objetivos direcionarão todas as ações que serão executadas.

Leia o artigo: A importância do objetivo nas campanhas de search marketing.

Como verificar se meu site está indexado no Google?

Antes de começar as otimizações de um site pensando em melhorar seu ranqueamento orgânico é preciso verificar se este já está indexado no Google.

No vídeo, você aprende como verificar se seu site está indexado.

Leia o artigo: Meu site não aparece no Google.

SEO OnPage

Otimização de site OnPage

A Otimização OnPage se refere a toda otimização que é realizada dentro do site. Ela trabalha conceitos relacionados ao conteúdo e programação do seu site.

Leia o artigo: A importância dos artigos para a otimização do seu site.

HTML + CSS

Para que um site possa ser exibido nos resultados de pesquisa na web, os buscadores precisam entender seu conteúdo.

O buscadores leem apenas conteúdos textuais (eles não conseguem ler imagens e vídeos), o padrão de leitura é sempre da esquerda para a direita + de cima para baixo.

Leia o artigo: HTML ou Flash.

Palavras-chave

As palavras-chave são extremamente importantes para um projeto de SEO, é preciso defini-las de forma assertiva.

Com as palavras-chave em mãos, aplique-as em seus conteúdos de acordo com o que foi aprendido até o momento.

Leia o artigo: Conheça o planejador de palavras-chave.

TAG title

Toda página de internet é um documento, o título é algo fundamental para que os buscadores entendam o contexto da página em questão.

Leia o artigo: 10 requisitos de SEO.

Meta TAG Description

A Meta Description é a descrição que aparece nos resultados de pesquisa. Ela é fundamental para chamar o clique, uma vez que o usuário que realiza a pesquisa a lê e então decide se clicará ou não nesse resultado.

Ferramenta grátis: Contador de caracteres.

URL amigável

Mantenha sua URL amigável para os buscadores e para os usuários.

URL’s amigáveis são fundamentais para ajudar os buscadores e usuários compreenderem o conteúdo tratado em cada uma delas.

Leia o artigo: Otimizando URL.

Texto âncora

O texto âncora é a parte clicável (texto azul sublinhado) de um link que direciona o usuário para outra página da internet, podendo ser uma página dentro do próprio site ou de outro site qualquer.

Através da palavra-chave clicável, o texto âncora, os usuários e buscadores conseguem saber o tipo de conteúdo para o qual serão direcionados.

Leia o artigo: Texto-âncora.

Otimização de imagens

O conteúdo deve estar relacionado com as imagens apresentadas em uma determinada página.

Todas as imagens no site devem ser otimizadas, com base nas palavras-chave e conteúdo das páginas onde estão localizadas.

Leia o artigo: Otimizar imagens.

Otimização de conteúdo na prática

Nessa vídeo aula ensinamos a otimizar textos e imagens de forma semântica e assertiva, trabalhando as palavras-chave e estrutura dos conteúdos de modo a deixá-los mais relevantes para os buscadores.

Conteúdo útil, único e relevante

Jamais copie um conteúdo e cole em seu site. Os buscadores possuem dispositivos capazes de identificar qual é o conteúdo original.

Mesmo que o conteúdo serja original do seu site, duplicá-lo em outras páginas do mesmo site também é prejudicial.

Como os buscadores prezam pela qualidade e relevância do conteúdo, duplicar conteúdos fará com que seu site perca ranqueamento.

Leia o artigo: Tudo Sobre Conteúdo Duplicado.

Canonical

Quando se tem mais de uma página no site com conteúdo praticamente iguais, como variações de cores de produtos no caso de e-commerces, os buscares podem interpretar isso como conteúdo duplicado e punir o site com queda no ranqueamento.

Como alternativa para esse problema existe a canonical TAG. Através de seu uso, é possível indicar aos buscadores qual das URL’s é a principal e deve ser indexada.

Leia o artigo: Importância da Canonical Tag

Redirecionamento

Seu site funciona com WWW e sem WWW? Entenda a utilização do redirecionamento 301.

Leia o artigo: Https como sinal para classificação orgânica.

Site Responsivo

Nos dias atuais, as pessoas passam mais tempo navegando em dispositivos móveis que em desktops. Somente isso já justifica a importância de ter um site responsivo.

Outro fator importante é que, prezando pela experiência dos usuários, o Google passou a priorizar nos resultados de pesquisa os sites responsivos.

Leia o artigo: Por que você deve ter um site responsivo?.

Velocidade de carregamento do site

Os buscadores levam muito a sério o tempo que as páginas de um site levam para serem carregadas, e isso é um dos fatores considerados no momento do ranqueamento. O Google, entre outros buscadores, tende a dar preferência aos sites mais rápidos.

Análise a velocidade do seu site: Google PageSpeed Tools

Breadcrumbs – Navegação Estrutural

Os breadcrumbs facilitam a nevação no site, possibilitando uma melhor compreensão da hierarquia das páginas (categorias, subcategorias, etc.) e mostrando a localização do usuário.

Os buscadores também se beneficiam da navegação estrutual, e por isso, é um ponto importante para o SEO.

Leia o artigo: Você já ouviu falar em Breadcrumbs?

Outras dicas SEO OnPage

O conteúdo é parte fundamental do seu projeto de SEO, portanto ofereça conteúdo relevante para seu público-alvo e crie relevância entre seu conteúdo e seus produtos e serviços.

Leia o artigo: Como criar um blog de sucesso.

SEO OffPage

OffPage

Vale ressaltar que o PageRank não possui tanta influência nos dias atuais, porém é importante entender o conceito de como a popularidade é transmitida por um link. Lembre-se disso: A qualidade de um link é mais importante que a quantidade de links.

Leia o artigo: PageRank.

Link Building

O Link Building é basicamente um conjunto de técnicas de SEO responsável pela conquista de links externos. Esses links auxiliam a navegabilidade da internet e ajudam a melhorar a popularidade do site nos mecanismos de busca, além de gerar potencial tráfego para o site.

Leia o artigo: Link Building.

Google Webmaster Tools

Também conhecido como Google Search Console, o Google Webmaster Tools é um conjunto de ferramentas nas quais você poderá melhorar o desempenho de seu site nas pesquisas do Google.

O Search Console ajuda a encontrar erros, no site e/ou aplicativos para dispositivos móveis, de modo que estes possam ser corrigidos.

Leia o artigo: Google Webmaster.

Curso de SEO Online

Curso avançado de SEO

Quer se aprofundar ainda mais no mundo do SEO? Disponibilizamos um curso de SEO completo, que vai do básico ao avançado.

Ministrado pelo sócio-proprietáiro da MZclick, Ricardo Zacho, o curso abrange conceitos teóricos e práticos de otimização de sites para mecanismos de buscas.

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