Você já ouviu falar em Breadcrumbs?

No cenário digital, entre sites, e-commerces e blogs, mais especificamente falando, “breadcrumbs” é o termo designado ao esquema de navegação que auxilia o usuário a encontrar sua localização dentro de uma dessas plataformas. Possui tradução livre para “migalhas de pão”, fazendo alusão a história de João e Maria, que demarcavam seu caminho pela floresta, deixando migalhas de pão pelo chão, de maneira que assim saberiam por onde voltar. No âmbito online, essa tática não é diferente. Os “breadcrumbs” ou “navegação estrutural” (na tradução técnica), são muito utilizados em sites que possuem níveis hierárquicos, como o exemplo abaixo.

Breadcrumbs

Aparentemente, uma das principais funções desse modelo, é facilitar, organizar e proporcionar uma melhor experiência de localização para o usuário, porém, o uso de breadcrumbs acarreta outros benefícios. Em SEO, por exemplo, os breadcrumbs podem ser uma ótima tática. Isso porque o Google oferece um melhor posicionamento para sites que possuem informações exibidas de maneira mais organizada, logo, o algoritmo do buscador dá preferência aqueles que o auxiliem a exibir resultados de maior relevância.

É importante ressaltar que a questão das palavras-chaves vale para toda a estratégia. Em função disso, é primordial que ao nomear as categorias e subcategorias de seus breadcrumbs, você se lembre de utilizar palavras-chaves que tenham um considerável número de pesquisas.

Quando utilizar?

O uso de breadcrumbs é indicado especialmente para sites que demandam de conteúdo distribuído de maneira hierárquica. Suponhamos que você tenha um e-commerce de produtos destinados a cabelos. Os breadcrumbs funcionariam para você da seguinte maneira:
“Home > Creme para Cabelos > Hidratação > Cabelos Com Química > Lóreal Paris Hidratação Power”
O que tornaria a busca por parte das usuárias, uma experiência mais organizada e eficaz.

Porque usar breadcrumbs?

•   Excelente recurso de usabilidade.
•   Eliminam cliques adicionais.
•   Mostram a hierarquia para usuário.
•   São visualmente agradáveis.
•   Diminuem a Taxas de Rejeição do site.
•   Estimulam o interesse e curiosidade dos visitantes.
•   Reforçam a autoridade da página, resultando uma melhor indexação.

Ao aplicar os breadcrumbs em seu site, o usuário terá muito mais facilidade para localizar o produto desejado, perderá menos tempo durante a busca, otimizará a sua experiência de navegação, e muito provavelmente será ainda mais incentivado a realizar a compra e recomendá-lo para outros usuário.

Confira o vídeo que a MZclick preparou sobre Breadcrumbs.

Saiba mais sobre otimização de sites para mecanismos de buscas, conheça nosso curso de SEO online!

[rev_slider cta-planejamento]

melhor-curso-seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *