Categorias
SEO - Otimização de Sites

PageRank

O que é PageRank?

PageRank é um sistema criado por Sergey Brin e Larry Page. O PageRank utiliza links como forma de medir a importância de um site. Cada link para um site é contabilizado como um “voto” e quanto mais “votos” você conquistar, maior será seu PageRank.

Exemplo: Tese universitária sobre Otimização de Sites.

Ricardo cria uma tese sobre otimização de sites. Outros estudantes também criam teses sobre otimização de sites e resolvem fazer referência a tese do Ricardo. Quando alguém resolver procurar teses referentes a otimização de sites, qual tese tem maior relevância?

A tese do Ricardo, pois outros estudantes fizeram referência a essa tese. Essa é a lógica envolvendo o PageRank.

calcular pagerank

Como calcular PageRank?

Utilize essa ferramenta: Calcular PageRank.

Ao inserir uma URL válida a ferramenta irá retornar um número de 0 a 10. Quanto maior a nota, melhor seu PageRank. Essa ferramenta utiliza o algoritmo Google para calcular PageRank.

Como o PageRank é distribuído?

Todas as páginas recebem um PageRank mínimo inicial, a partir desse momento elas podem aumentar seu PageRank gradualmente. Quando umas dessas páginas recebem um link, ela recebe parte do PageRank da página que fornece o link, aumentando dessa forma seu PageRank atual.

pagerank pagina

Link Juice – Links internos e externos

Link Juice é conhecido como a porção de PageRank distribuído de uma página para outra através de um link. É possível distribuir o juice dentro do seu site e também para outros sites.

Ao distribuir links de forma inteligente dentro do seu site, você aumentará o PageRank de uma página, aumentando sua popularidade e possivelmente sua relevância para o Google.

Ao distribuir links para sites terceiros, faça isso com qualidade. Dê links para sites relevantes e sérios! Essa prática ajuda a construir uma internet com conteúdo mais rico e o juice é direcionado de forma correta.

Cuidado ao construir links externos

O Google fica atento a mudanças bruscas na construção de links para um site, pois muitos sites compram links e dessa forma tentam manipular a sua popularidade artificialmente. Sabendo disso os buscadores possuem algoritmos extremamente eficientes para identificar essa prática e podem punir ou até mesmo excluir um site dos resultados de busca naturais.

Invista em conteúdo! Faça algo único e com muita qualidade! Lembre-se da lógica do PageRank e das teses universitárias!

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.