Categorias
SEO - Otimização de Sites

Tudo sobre Google Webmaster Tools

O que é o Google Webmaster?

O Google Webmaster é um conjunto de ferramentas nas quais você poderá melhorar o desempenho de seu site nas pesquisas do Google.  Nele, você irá identificar o que precisa ser otimizado, permitindo ao Google reconhecer e indexar seu site dentre os milhares existentes na internet.

Como adicionar seu site ao Google Webmaster?

Para inserir seu site no Google Webmaster, é obrigatório o uso de uma conta Google. Depois disso, basta acessar o site http://webmaster.google.com e clicar no box “Faça login nas ferramentas do Google para webmaster”.
Login Webmaster

Depois disso, adicione seu site clicando em “adicionar um site” no canto superior direito. Depois, basta inserir a URL da Home do seu site e clicar em “continuar”.

Adicione um site no Webmaster

Após esses passos, você será direcionado para a área de confirmação de propriedade de domínio, onde será gerado um código que precisará ser instalado na tag Head do seu site. Porém, você pode usar outros métodos para confirmar seu site:

Verificação do Webmaster

Realize esses passos e você conseguirá cadastrar seu site no Google Webmaster.

Problemas identificados pelo Webmaster Tool

Com o passar do tempo, o Google Webmaster vai enviar algumas notificações sobre seu site que precisam ser corrigidas, por exemplo, avisos que seu site está inacessível ao Googlebot, problemas de rastreamento ou indexação de páginas ou até mesmo notícias e informações úteis para você. Não se preocupe: todas essas informações vêm com algumas possíveis soluções do problema. Além disso, essas mensagens ficarão concentradas no Webmaster Center Mensagens que poderá ser acessado sempre que você precisar.

Algumas funcionalidades interessantes

No menu lateral esquerdo, temos muitas ferramentas que vão te ajudar a deixar seu site cada vez mais acessível ao Google. Destacamos como principais:

URLs bloqueados: Nesse item são exibidas as URLs que estão bloqueadas devido ao arquivo robots.
Palavras-chave do conteúdo: Mostra quais palavras-chave ativam o maior número de visitas ao seu site, juntamente com suas variações;
Links para seu site: Informa quais sites possuem links para o seu site, bem como os dados vinculados a sua loja por esses sites.

Vale lembrar que existem outras funcionalidades dentro da ferramenta que podem te ajudar, e muito, na tarefa de manter seu site bem estruturado e sem erros.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.