Melhorar o tempo de carregamento do site

Não é de hoje que o tempo de carregamento de página é um dos quesitos avaliado pelos buscadores para rankeamento de sites. Os buscadores querem oferecer uma boa experiência para o usuário e por isso é fundamental que o tempo de carregamento do site seja o menor possível. Sites demorados, onde os usuários precisam ficar esperando a página carregar, não são bem vistos pelos buscadores e usuários.

Pensando nisso, vamos mostrar algumas formas para diminuir o tempo de carregamento do seu site e melhorar esse quesito importantíssimo para indexação.

Dicas para melhorar o tempo de carregamento do site

1) Reduza o Peso das suas Imagens
Imagens pesadas podem ocasionar uma lentidão no site desnecessariamente. Ao fazer upload de uma foto no seu site, tenha certeza que ela está com o menor peso possível em relação à qualidade de imagem que você precisa. Uma opção para comprimir imagens é utilizar editores de imagens, como o Photoshop, usando a opção: “Salvar para Web”. Essa prática diminui consideravelmente o peso da imagem e, consequentemente, o tempo para carregar a página que contém a mesma.

2) Não Redimensione suas Imagens via HTML
Uma dica muito importante é nunca reduzir a imagem através de HTML (programação). Ao redimensionar via HTML, as imagens ainda são carregadas em seu tamanho original e só será redimensionada visualmente. A imagem deve ser inserida no exato tamanho que será exibida, evitando tempos de carregamentos desnecessários.

3) Melhore o tempo de resposta do servidor
A resposta do servidor está atrelada ao tempo de carregamento do HTML, o item fundamental para o processamento da página do seu servidor para o usuário. Desta forma, melhorar o tempo de resposta do servidor melhora o tempo de carregamento da página. Segundo o Google, o ideal é que o tempo de resposta do servidor seja menor que 200 ms. Para fazer essa otimização, é necessário verificar o que está ocasionando a demora e posteriormente analisar o que pode ser feito.

4) Use o armazenamento em cache do navegador
Uma forma de diminuir o tempo de carregamento é utilizar o armazenamento em cache do navegador do usuário. É como se as informações já estivessem “pré carregadas”, evitando todo o processo de carregamento quando o usuário acessar seu site novamente. Para isso, habilite o armazenamento em cache do navegador em seu servidor.

5) Utilize CSS Externo
O CSS tem como função arquitetar o site, ou seja, fazer com que ele fique com layout (aparência) e a distribuição de informações que deseja. É comum alguns programadores inserirem o código em cada página do site e não em um arquivo externo. Desta forma, ao acessar cada página do site, o servidor lerá todas as informações para então responder ao usuário.
O ideal é que haja um arquivo CSS externo e que as páginas “puxem” as informações deste arquivo. Desta forma, o navegador lerá apenas uma vez o arquivo e depois manterá as informações do mesmo no cachê para que quando o usuário for navegar em outras páginas não seja necessário ler o CSS novamente.

6) Reduza Recursos dos seus arquivos HTML, CSS e Java Script
É importante que os arquivos HTML, CSS e Java Script estejam livres de bytes desnecessários, como por exemplo: espaços em brancos, recuo e quebra de linhas. Ao eliminar esses bytes, o processo de carregamento da página será mais ágil, pois o servidor não perderá tempo fazendo download de caracteres desnecessários.

7) Evite Usar conexão HTTPS em toda navegação
O tipo de conexão HTTPS costuma ser mais demorada do que a conexão HTTP tradicional. Desta forma, utilize essa conexão somente quando necessário, como por exemplo, no processo de compra de um usuário, onde informações importantes são disponibilizadas.

8) Evite usar Tabelas
O uso de tabelas no desenvolvimento do site deve ser evitado. A tabela só deve ser utilizada em situação que é extremamente necessário e não para finalidades de layout, arquitetura ou organização das informações. Para adaptar e arquitetar o layout prime pelo uso do CSS, que deixa o código mais limpo e consequentemente mais leve para ser lido.

Lembre-se que as dicas acima são importantes, mas cada site e projeto de SEO deve ser avaliado isoladamente. Também é importante ressaltar que um tempo de carregamento melhor gera também maior satisfação do usuário, que consegue navegar no site com maior velocidade.

Confira algumas Ferramentas para diminuir o Tempo de Carregamento de Página.

Ainda com dúvidas? Conheça nossos serviços de SEO e saiba como podemos ajudá-lo.