Como criar um canal no Youtube para o seu negócio?

Há quase 11 anos no ar, o Youtube é mundialmente conhecido como a maior plataforma de compartilhamento de vídeos na web. Seus mais de um bilhão de usuários – o que resulta em 1/3 da população na internet – juntamente ao aumento de número de horas de visualização de vídeos (60% a cada ano), explicam a afirmação da revista norte-americana Time, em novembro de 2006, que elegeu o site como a melhor invenção do ano, por “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista.”

Além das redes sociais constantemente citadas, como Facebook, Instagram e Twitter, o Youtube pode ser uma excelente ferramenta de comunicação para a sua empresa. Criar um canal na plataforma pode ser um bom gatilho para atrair leads e consequentemente conquistar novos clientes, tudo isso através do chamado “videomarketing”, que visa disponibilizar informações sobre sua empresa, sua marca, e permite que os seus consumidores conheçam um pouco mais a fundo sobre ela e seus produtos ou serviços, antes de adquiri-lo. Mas, como criar um canal no Youtube para o seu negócio?

Qual vai ser o nome do canal?

Escolher nomes é uma tarefa muito difícil, principalmente se tratando de uma marca. Afinal, é o nome a principal informação que os seus consumidores precisam fixar, e posteriormente, você não pode simplesmente mudar ou enjoar. De preferência, é preciso escolher algo definitivo. E se você realmente deseja criar um canal no Youtube para a sua empresa, existem algumas regras básicas que podem te auxiliar nessa escolha.

? Você pode optar pelo nome da própria empresa;
? Você pode optar pelo nome de um representante do seu negócio;

Imagine o seguinte caso: uma loja de suplementos alimentares para atletas, deseja criar o seu canal no Youtube, cujo conteúdo são dicas de exercícios e preparo de alimentos, recomendados por profissionais da área. Quando você opta pelo nome da própria empresa, a sua marca ganha mais força, e obviamente acaba sendo promovida através do Youtube. Nesse momento, um atleta que deseja assistir esse tipo de conteúdo e o procura no Youtube, pode encontrar seu vídeo, conhecer sua marca e provavelmente, se motivar a consumir os seus produtos. Ainda nesse cenário, também é possível realizar essa nomeação, através de um profissional renomado. Se tratando de uma loja de suplementos alimentares que ainda não tenha tamanha visibilidade, mas tenha como membro de sua equipe, um nutricionista ou instrutor renomado, é interessante que o seu canal faça uma ligação com o mesmo. “Dicas de Fulano”, “Treine com Ciclano”, dentre outras possibilidades, podem gerar mais popularidade para o seu canal e consequentemente para os seus negócios.

Com que frequência os vídeos serão publicados?

Nada fixa mais determinada coisa na nossa mente, do que o hábito de lidar com ela diariamente. Um bom exemplo disso são as séries: depois de tanto tempo assistindo, você não precisa mais ser lembrado. Faz parte da sua rotina! Em um determinado momento da sua noite, automaticamente você liga a televisão para conferir o episódio a ser exibido. O mesmo vale para os canais no Youtube! Você deve conhecer alguém que acompanhe assiduamente alguma webcelebridade da rede. Pergunte à ela quais são os dias e horários que esses vídeos são postados e quão grande foi o sentimento de frustração em um determinado dia que o conteúdo não foi ao ar. Vale ressaltar que a periodicidade auxilia no processo de fidelização do público e esse pode ser um gancho extremamente positivo para a sua marca: através do seu compromisso, o seu consumidor sente que pode confiar em você.

Uma imagem vale mais que mil palavras!

A preocupação com a locação, o cenário e até mesmo a aparência de quem vai protagonizar o vídeo, é fundamental. Uma boa organização e iluminação são as principais características: lembre-se que a atenção precisa ser atraída para o que está sendo dito no vídeo. Além disso, é preciso se atentar para a aparência das pessoas que aparecerão no vídeo, isso deve variar de acordo com o segmento de atuação da empresa e assuntos abordados, no caso de ser um canal que fala sobre o mundo dos negócios, uma aparência formal é importante, pois transmite a sensação de responsabilidade e credibilidade.

O que os seus inscritos irão assistir?

Por último, mas não menos importante, surge o ponto principal: o conteúdo. Analisar cuidadosamente o que vai ser dito e publicado, é extremamente necessário! Assim como em qualquer conteúdo público, a preocupação sobre as opiniões emitidas, a responsabilidade pelas recomendações e a consciência sobre as possíveis má interpretações são primordiais para as empresas que desejam aparecer na frente da câmera. Se um texto – passivo de diversas interpretações – pode gerar divergências, um conteúdo audiovisual, requer o triplo de cuidado. Não se esqueça de checar a veracidade de tudo que vai pro ar, busque uma linguagem que atenda o seu público, aborde temas que sejam verdadeiramente relevantes e, uma dica importante: se possível, evite posicionamento diante de polêmicas que não envolvam o seu negócio. Lembre-se: o rosto é seu, mas a imagem em questão é a da sua empresa.

Alguns dados indicam que resultados de busca de vídeos, em ferramentas como o Google, costumam ser mais atraentes do que textos. Chegam ser até 41% maiores as taxas de cliques em vídeos, quando comparadas a outros resultados. Por essa e outras razões, não deixe de criar um canal no Youtube para sua empresa. Além de ser uma opção de comunicação moderna e inovadora, pode ser uma forma ainda mais atraente de captar visitantes, transformá-los em público e posteriormente, convertê-los como clientes.

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