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Análise da Concorrência

Concorrência nos links patrocinados: como analisar?

Fazer a análise dos concorrentes é uma das etapas fundamentais do trabalho de links patrocinados, afinal é nesse momento que surge a oportunidade de descobrir os pontos fortes e fracos de empresas, em um mesmo segmento. A questão, porém, é definir os tipos de análises, conforme os objetivos da campanha no Google AdWords.

Para aproveitar todos os dados da concorrência nos links patrocinados passíveis de coleta, o ideal é contar com uma ferramenta específica. Além do Google Analytics, a SEM Rush é uma das opções mais completas disponíveis, atualmente, criada e desenvolvida por empresas estrangeiras especializadas em otimização e links patrocinados.

Multiplicidade de dados

Um dos diferenciais da SEM Rush está justamente na quantidade de análises que ela é capaz de fazer, englobando toda a web e não apenas os resultados do Google. Isso significa que os dados coletados por ela nem sempre estarão alinhados com os do Google Analytics, pois haverá outros mecanismos de busca envolvidos.

O início da análise é feito de forma simples, bastando inserir o domínio do concorrente na caixa de pesquisa da ferramenta. Na sequência surgirão dados estatísticos tanto sobre busca orgânica quanto anúncios – nesse caso, os links patrocinados.

Com o gráfico de evolução apresentado na tela é possível saber, inclusive, como funcionam os investimentos do concorrente, identificando os períodos do ano em que ele trabalha com campanhas mais engajadas, ganhando assim uma perspectiva dos melhores meses para “contra- atacar”.

Mas a SEM Rush reserva, ainda, dados preciosos sobre as palavras-chaves dos anúncios utilizados pela concorrência. O relatório completo demonstra os termos, o volume de busca, o CPC e também as landing pages indicadas para o usuário quando ele clica no link. Dessa forma, fica mais fácil descobrir quais são as principais correntes de tráfego e se os internautas estão “aterrissando” em páginas focadas em venda ou material informativo.

Nessa mesma fase, há a detecção dos concorrentes que estão trabalhando com as mesmas palavras-chave da sua campanha. E isso, com monitoramento atualizado diariamente, permitindo acompanhar o grau de destaque de cada ação com os links patrocinados.

Por último, a SEM Rush apresenta os anúncios dos concorrentes, tal como aparecem para os visitantes, com título, URL e descrição, além dos call to actions utilizados. E é com essa multiplicidade de dados que as análises ficarão cada vez mais precisas, aumentando suas chances de sucesso com campanhas na rede display do Google e outros buscadores.

Quer saber mais sobre como analisar a concorrência nos links patrocinados? Fale com nossos especialistas!

Confira no vídeo abaixo como você faz essa análise na prática:

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.