Estratégias de SEO

O universo do SEO é cercado de mitos, dizem alguns. E não é para menos, já que o Google mantém os segredos dos seus algoritmos trancados a sete chaves, transformando o trabalho de otimização em uma verdadeira caça ao tesouro – e nesse caso, o tesouro se resume às melhores estratégias de SEO para conquistar as primeiras posições de pesquisa.

Mas mesmo com o Google não revelando seus segredos, vários especialistas trabalham constantemente para acumular uma profunda compreensão técnica no funcionamento dos buscadores e fazer emergir as estratégias infalíveis de SEO.

E um dos principais pontos discutidos nessa centralização de esforços é o conceito de relevância, abrangendo dois panoramas: o próprio buscador – o Google – e o público que navega na internet.

O que o Google considera?

Em primeiro plano, o Google considera o comportamento de busca. Resumidamente, os algoritmos irão relevar os principais termos e palavras utilizados pelos internautas no momento da pesquisa, além do engajamento deles com os sites, páginas e blogs da empresa.

Em nível secundário, os algoritmos se baseiam em detalhes como: quantidade e qualidade das imagens do site, originalidade do conteúdo, URLs amigáveis, preenchimento de metas tag e outros quesitos técnicos que influenciam na facilidade de indexação e navegação.

O que as pessoas consideram?

Em contrapartida, os internautas quase nunca estão atentos aos detalhes técnicos de um site otimizado. O que interessa a eles é utilidade do conteúdo postado, ou seja: a resposta aos esclarecimentos procurados.
Cada pesquisa realizada no Google faz parte de uma demanda por soluções, iniciando uma jornada pela internet, até a dúvida ser sanada. E é aqui que o SEO assume papel fundamental no provimento de respostas para todas as fases de busca do usuário, dentro das táticas para aumentar o engajamento do público com uma marca.

A fórmula ideal

Não é difícil concluir que a relevância para o público não deve ser priorizada em detrimento da relevância para ao Google, nem vice e versa. Ambas precisam caminhar de mãos dadas para que o trabalho de SEO seja, de fato, satisfatório tanto em termos de resultados positivos na indexação, quanto no aumento de leads.

Portanto, a fórmula ideal para suas estratégias de SEO é combinar táticas de relevância para ambos os objetivos, atingindo a excelência em otimização e conquistando o tráfego qualificado para o site ou e-commerce.

Dúvidas? Fale com um especialista!

cliente-fiel-marketing

Uma opinião sobre “Estratégias de SEO: Relevância para as pessoas e para o Google”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *