Google valoriza mais os Sites Responsivos
Home » SEO & Posicionamento » Google valoriza mais os Sites Responsivos

Google valoriza mais os Sites Responsivos

Foto do autor

Artigos escritos por Ricardo Zacho

Em ocasiões não muito raras, os usuários da rede clicam em resultados de pesquisa nos seus tablets ou smartphones e acabam caindo em uma página com letras muito pequenas e links igualmente minúsculos. O resultado disso é que internauta precisa utilizar a barra de rolagem exaustivamente, para visualizar todo o conteúdo.

A causa do problema é a falta de responsividade do site. Para quem não está familiarizado com o termo, nós explicamos: um site responsivo é aquele que está otimizado para ser visualizado em dispositivos móveis, sem problemas de dimensionamento, navegação e arquitetura de informação.

A experiência de se deparar com um site não responsivo pode ser algo realmente frustrante para o usuário que faz pesquisas na internet via tablets ou smartphones. Por isso, o próprio Google lançou uma medida para evitar problemas nos resultados apresentados nas telas desses dispositivos: um “rótulo” de responsividade adicionado aos links.

Como conquistar esse “rótulo” para o meu site?

A qualificação de responsividade será dada às páginas que atenderem a determinados critérios detectados pelo Googlebot. São eles:

– ausência de extensões que possam prejudicar a navegação em dispositivos móveis. Exemplo: flash;

– textos legíveis o suficiente para serem interpretados sem zoom;

-conteúdo dimensionado no tamanho da tela, de forma que o usuário não precise utilizar excessivamente a barra de rolagem, nem zoom;

– Links posicionados com espaço suficiente para acessá-lo sem dificuldades na tela touch screen;

Conferindo a responsividade

Para garantir que os sites responsivos obedeçam aos critérios estabelecidos pelo Google é necessário fazer o teste de compatibilidade, acessando a página em questão, por um dispositivo móvel.

O designer ou o gestor de otimização deverá observar todos os aspectos de usabilidade do site na pequena tela do aparelho, identificando possíveis falhas. Caso haja dúvidas de como implementar melhorias, o Google Webmaster Tools possui tutoriais atualizados para adaptação de sites em dispositivos móveis.

De acordo com referências do Google, esse rótulo é o primeiro passo para auxiliar aos criadores e otimizadores de sites no provimento de experiências aprimoradas para os usuários mobile. Dessa forma, toda a rede de pesquisa pode ser melhorada e os resultados exibidos alcançarão as expectativas dos internautas.

Dúvidas sobre Sites Responsivos? Consulte um especialista!