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Aumentar as vendas

Impulsionando as vendas pela internet

Pode não existir um manual definitivo que garanta o crescimento dos sonhos de um e-commerce, mas há maneiras de construir um caminho sólido para se estabelecer entre os bem sucedidos. Quem está começando e precisa vencer a fase da aquisição de reconhecimento deve procurar fornecer serviços de excelência, dar atenção especial aos consumidores e zelar pela reputação.

As estratégias de marketing digital, indispensáveis para fornecedores de produtos e serviços em qualquer fase ou segmento de atuação, também são essenciais na busca por aumento de lucro. Táticas de otimização de páginas e elaboração de um bom conteúdo são fortes pilares para que a marca seja organicamente divulgada e possa estar bem localizada no Google, que tem uma grande importância nas vendas pela internet.

Estratégias para obter tráfego qualificado

Os links patrocinados também podem entrar na lista de impulsionadores de negócios, mas eles precisam ser complementados por conteúdo de qualidade, produtos e serviços bem apresentados, missão e valores esclarecedores.

De maneira geral, o site necessita ser profissionalmente bem estruturado para receber maior tráfego. Blogs e e-mail marketing a partir de assinaturas de newsletters também são plataformas muito utilizadas e devem conversar com o público como se aquele conteúdo tivesse sido construído exclusivamente para o leitor.

As métricas obtidas no Google Analytics revelam dados preciosos para entender o comportamento dos visitantes indicando de onde vem o tráfego, quais as palavras-chave mais utilizadas, entre outras informações que irão auxiliar na elaboração da estrutura do site e tornar a experiência de compra mais satisfatória. Abrir espaço para que clientes dividam suas opiniões sobre como foram suas compras pode influenciar na decisão de compra de outros visitantes e alavancar as vendas pela internet.

Explorar o potencial de divulgação nas redes sociais é essencial, pois elas não apenas ajudam a divulgar os produtos, mas fazem com que os seguidores compartilhem as postagens e indiquem os links a possíveis interessados. Converter esses visitantes em compradores fica por conta dos cuidados com a arquitetura da informação, layout agradável e interface amigável, além, claro de condições atrativas para as compras.

Ser atrativo para os clientes não significa, necessariamente, ter os preços mais baixos. A concorrência é grande e os comparadores de preços ajudam o cliente a pesar sua decisão, mas há outros fatores que podem determinar quem conquista o consumidor: a variedade e as condições de pagamentos. Um determinado livro na loja A pode estar mais barato que na loja B, mas se a segunda opção oferecer, por exemplo, frete grátis na compra de mais produtos ou um desconto progressivo, ela pode levar a melhor.

Diversificar formas de pagamento e ser rigoroso com os padrões de logística (no caso de e-commerce de produtos) auxilia na satisfação do cliente, que poderá recomendar a loja e elevar sua credibilidade e nível de confiança.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.