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Marketing Digital para clínicas veterinárias: crie sua estratégia de sucesso!

Quem está querendo apostar no marketing digital para clínicas veterinárias, provavelmente está em busca de uma maneira de otimizar a comunicação com seu público.

Quando feito de forma inteligente, um plano de marketing para clínica veterinária pode te ajudar a aumentar a autoridade da sua empresa, além de aumentar a confiança fundamental para quem quer se manter nesse nicho.

É preciso “falar a língua” da sua persona, identificar pontos de conexão que podem ser abordados em diferentes formatos de conteúdos, com o objetivo de levar soluções para questões e problemas relacionados ao mercado.

Com isso, sempre que seu cliente busca informações relacionadas à pets, seus produtos ou sobre clínicas veterinárias, poderá chegar até você através de palavras-chave utilizadas em seus conteúdos.

É exatamente por isso, que no artigo de hoje, falaremos sobre as principais ações do marketing digital para clínicas veterinárias, além de dicas para que você possa começar a aplicá-las em sua empresa. 

Comece pelo site institucional

Sem dúvidas uma das coisas que mais trava as pessoas na hora de começar uma estratégia de marketing digital para clínicas veterinárias, é saber por onde começar. O que fazer primeiro?

E sem dúvidas, o passo inicial da sua estratégia deve ser o desenvolvimento de um site institucional. Ele precisa ser atrativo, funcional e acima de tudo, responsivo, isso quer dizer que ele precisa ser adaptável para todas as telas.

Seu site precisa ter um blog, isso é fundamental! Vai ser através deste blog, que você vai poder compartilhar com seus clientes, conteúdos relevantes e que possam ajudar com suas principais dores. 

Você vai precisar contratar uma hospedagem e um domínio, além de fazer toda a parte visual e programação. Caso não tenha habilidades profissionais, o melhor é contratar ajuda profissional, para que o seu site passe a imagem de seriedade e confiança necessária. 

Ter uma identidade visual que converse em todos os canais, também é super importante. Então em conjunto com o site, caso não tenha, crie o seu logotipo e identidade visual, como um todo.

O site é a base da sua estratégia, então precisa ser muito bem feito. Garanta que o site esteja otimizado, são mais de 300 parâmetros que o Google exige, entre eles, está o uso de palavras-chave, velocidade otimizada, títulos otimizados, imagens de boa qualidade, entre outros.

Crie conteúdos de qualidade

Podemos dizer que o site é a coluna do marketing digital veterinária, e o conteúdo é a construção como um todo. O conteúdo é o rei!

E não estamos falando apenas de artigos para blog, isso também incluí posts para clínica veterinária, conteúdos em vídeo e materiais gratuitos como:

  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Eventos Online;
  • Aulas gratuitas, etc.

É através dos conteúdos que você conquistará a autoridade que toda empresa deseja. Além disso, poderá ajudar seus leads e clientes a resolverem problemas relacionados ao mundo pet, além de compartilhar muitas dicas. 

É importante evitar fazer apenas conteúdos de propaganda, divulgando produtos, serviços e promoções. Seu público que ver conteúdo relevante, conteúdo que faça sentido para os seus gostos e interesses.  

Use o Google Meu Negócio

A maioria das pessoas que então se aprofundando em estratégias de marketing para uma clínica veterinária, quase não pensam no Google Meu Negócio como uma das ações a serem realizadas. 

Essa é uma ferramenta gratuita que pode te ajudar a conquistar novos clientes, por uma página exclusiva da sua empresa, onde você pode gerenciar suas informações.

Quando alguém buscar sua empresa, ou buscar empresas do seu segmento, você poderá aparecer nos resultados de buscas e até mesmo no Google Maps se estiver próximo, ou na região pesquisada.

Por isso, é importante ter todas as suas informações atualizadas por lá. Isso evita perdas de contato, por conta de um endereço, telefone ou site errado. 

Seus clientes também podem deixar avaliações. Avaliações essas que ajudarão que outros possíveis clientes comprem o seu produto/serviço. Compartilhe novas postagens e fotos para divulgar sua empresa.

Marque presença nas redes sociais

Não tem como falar em fazer conteúdos web, sem mencionar as redes sociais. Tão importante quanto fazer conteúdos otimizados para blogs, é investir em conteúdos para as redes sociais, que concentram um número gigantesco de potenciais clientes.  

Através dessas redes, você consegue criar uma conexão maior com seu público, de uma forma mais humanizada, sem aquele distanciamento 

empresa X cliente, que originalmente existe. 

Você precisa escolher as redes sociais mais adequadas para o seu nicho, as redes em que você encontrará pessoas que vão se identificar com seus produtos e serviços, e que em algum momento podem ser convertidas em clientes. 

Aposte no Ads

Quando falamos de Ads, ou tráfego pago, a primeira coisa que vem na mente é o Google Ads, mas existem diferentes plataformas de anúncios que você pode adicionar em sua estratégia, como, por exemplo: 

  • Facebook e Instagram Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Twitter Ads;
  • Waze Ads;
  • TikTok Ads, e muitos outros. 

Independente de qual você escolha, é importante ter em mente que os anúncios precisam ser feitos em conjunto com as demais ações, essa é uma parte importante da estratégia. 

No marketing digital para clínicas veterinárias, os anúncios são parte importantíssima para quem almeja aumentar as vendas. 

No entanto, é preciso saber o que você está fazendo, do contrário, você corre o risco de apenas perder dinheiro. Caso não saiba como realizar tráfego pago, o mais interessante e seguro, é buscar uma empresa especializada.

Não esqueça o e-mail marketing 

É aterrorizante escutar alguém falando que o e-mail marketing não dá tanto resultado como antes. Isso é um absurdo

Essa é uma ação, que não pode ficar de fora do marketing digital para clínicas veterinárias, já que complementa tudo aquilo que já mencionamos como importante em uma estratégia. 

O segredo aqui, é produzir e-mails que realmente despertem o interesse do lead, que gerem boas taxas de abertura e cliques. Se você simplesmente enviar por enviar, sem dúvidas achará que é uma ação irrelevante para sua estratégia.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a entender e executar uma boa estratégia de marketing digital para clínicas veterinárias. Se precisar de ajuda, entre em contato com a gente, teremos prazer em te ajudar a aumentar consideravelmente suas vendas!

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.