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A concorrência no mercado de pneus tornou-se mais acirrada a partir do momento que as empresas passaram a competir também no comércio online. Por esta razão, para explorar as oportunidades de negócios na web é essencial investir em marketing digital para e-commerce de pneus

As estratégias de marketing digital para e-commerce de pneus proporcionam visibilidade ao empreendimento e potencializam as chances de vendas. Afinal, com a internet, é possível alcançar mais clientes e impulsionar o faturamento. Contudo, para obter resultados positivos, é preciso saber definir e executar ações estratégicas e integradas.

5 motivos para investir em marketing digital para e-commerce de pneus.

1. Melhor posicionamento no e-commerce

O e-commerce de pneus que investe em marketing digital aumenta a presença na mente do consumidor online e, consequentemente, torna-se referência para quem busca informações e conhecimentos sobre pneus ou já está preparado para fazer uma compra. Com o marketing digital, o site, redes sociais e anúncios aparecem em destaque nas páginas de busca como o Google, por exemplo. 

2. Reconhecimento da marca

Para ficar à frente da concorrência, o e-commerce de pneus precisa conquistar a credibilidade e a confiança do mercado consumidor. Qualidade de atendimento e bons preços são dois fatores decisivos, mas sem notoriedade no mercado, a marca é ultrapassada pelos concorrentes. Estratégias de marketing digital proporcionam visibilidade e fortalecem a imagem da empresa.

3. Mais oportunidade de vendas

Sem vendas, obviamente, o negócio não prospera. Mas, para vender mais, não adianta esperar a chegada espontânea dos consumidores. O e-commerce de pneus precisa alcançar e atrair o público desejado, aquele com potencial para se tornar clientes. Não adianta ter uma loja online “não encontrável” pelos mecanismos de busca ou redes sociais que não despertam o interesse dos consumidores de pneus. O marketing digital para e-commerce de pneus tem esta missão: dinamizar o fluxo de visitas aos canais digitais de vendas. 

4. Campanhas segmentadas

Um ponto importante para o sucesso do negócio é conhecer o perfil do público-alvo e passar a desenvolver ações específicas. O mercado de consumidores de pneus é heterogêneo e cada grupo tem necessidades e desejos diferenciados. Com campanhas segmentadas, o e-commerce estabelece uma comunicação assertiva com os clientes que deseja atrair para o negócio.

5. Otimizar o orçamento de marketing

O marketing digital para e-commerce de pneus é mais econômico em comparação às campanhas realizadas em mídias off-line (rádio, jornal, televisão, panfletagem, outdoor) e os resultados podem ser mensurados e redefinidos no curso das campanhas. Para quem possui ponto comercial, mas aderiu às vendas online, as campanhas de marketing digital podem atrair compradores fora da área de abrangência da loja física, se o empreendimento tiver estrutura logística para atender as demandas. 

Saiba quais são as principais estratégias de marketing digital para e-commerce de pneus:

Inbound Marketing

O objetivo das estratégias de Inbound Marketing para e-commerce de pneus é gerar mais tráfego para a loja online e redes sociais da empresa e aumentar as oportunidades de vendas. Envolve ações de marketing de conteúdo e publicidade online para atrair, conquistar, vender e fidelizar os clientes. Tudo isso em consonância com o funil de vendas, isto é, definindo materiais para atrair a atenção do público-alvo em cada etapa da jornada de compras. 

Marketing de Conteúdo

A distribuição de conteúdo relevante é um caminho para nutrir o relacionamento da marca com o público-alvo. Abrange, por exemplo, a produção de materiais para o site, blog e mídias sociais, e-books, infográficos, vídeos, e-mail marketing, landing page e webinar. Conteúdo de qualidade gera tráfego para o site da empresa. A ideia é compartilhar informações úteis, conhecimentos, experiências e cases de sucesso. A marca que publica materiais consistentes, que agregam valor aos objetivos do público-alvo, conquista uma posição de destaque, é apontada como referência para o mercado consumidor. 

SEO para e-commerce

O Search Engine Optimization (SEO) corresponde aos recursos utilizados para tornar as páginas do e-commerce de pneus mais otimizadas para os motores de busca. Um site bem otimizado para SEO é considerado relevante e, por isso, aparece com mais frequência na primeira página de resultados das pesquisas por palavras-chaves no tráfego orgânico. Porém, para isso, é necessário otimizar as publicações no site. Um profissional especializado em SEO está preparado para realizar um trabalho eficaz, com resultados positivos para o faturamento da loja de pneus.  

Marketing de performance

Consiste na realização de campanhas de links patrocinados para aumentar o tráfego para as páginas do e-commerce e, dessa forma, gerar mais oportunidades de vendas. Esse trabalho é realizado por meio das plataformas Google Ads e Facebook Ads (abrange também os anúncios no Instagram). Sem conhecimento técnico, as ações não fluem com eficácia e o empreendedor ainda corre o risco de gastar muito com publicidade online, sem obter retorno do investimento.  

Mídias sociais

As mídias sociais são canais que funcionam bem para promover e fortalecer a imagem do e-commerce, desde que as páginas sejam utilizadas para a divulgação de conteúdos interessantes para o público. Além disso, é fundamental fazer a gestão das mídias sociais para não deixar mensagens sem resposta, analisar as publicações que geram mais engajamento e o impacto das mídias sociais para as vendas e relacionamento com os clientes. Páginas desatualizadas ou poluídas com ofertas desmotivam os seguidores. 

E-mails marketing

Esta ferramenta de marketing digital é eficaz quando o conteúdo é relevante para o público. O marketing digital trabalha com e-mail marketing segmentado, ou seja, envia materiais que correspondam aos interesses de quem acessou o site, preencheu um formulário ou forneceu os dados ao fazer uma compra. Caso contrário, é perda de tempo. Além da segmentação da base de contatos da loja de pneus e da qualidade do conteúdo, é importante definir a periodicidade de envio e medir os resultados – taxa de abertura de e-mails, cliques nos links, cancelamento do cadastro, entre outros indicadores. 

Conclusão

No marketing digital para e-commerce de pneus não existe ação isolada, mas estratégias integradas para alcançar os resultados desejados para o negócio.  Empreender no universo online exige conhecimento, logística e gerenciamento permanente dos canais digitais. Tudo é muito dinâmico e instantâneo. 

A sua loja online de pneus pode ter os melhores produtos e qualidade no atendimento, mas sem marketing digital a carteira de clientes fica limitada e, com o tempo, pode perder espaço para concorrentes. 

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