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O avanço do e-commerce de pneus é uma realidade. O empreendedor, que ainda não aprendeu a lidar com os novos hábitos dos consumidores, está perdendo oportunidades de vendas online. Hoje em dia, o que as pessoas fazem quando precisam comprar pneus? Fazem pesquisas na internet, por meio dos sites de busca, acessam os sites e anúncios que aparecem em destaque. 

Negócios que não têm presença na web perdem espaço para os concorrentes que investem pesado em estratégias de marketing digital para alavancar as vendas de pneus. Portanto, não basta ter um site e páginas nas mídias sociais para divulgar o comércio dos produtos. É necessário ter um plano de ações para atrair a atenção dos consumidores para o e-commerce de pneus. 

Uma estratégia de marketing digital que gera resultados positivos é o Inbound Marketing para e-commerce de pneus. 

Entenda, primeiro, o que é Inbound Marketing. 

O Inbound Marketing compreende uma série de ações de marketing digital com a finalidade de aumentar a presença da marca na web, motivar os consumidores a visitarem a loja online, a conhecer as ofertas divulgadas nos anúncios digitais, fechar vendas, fidelizar e fortalecer o relacionamento com os clientes pós-venda. 

Quando você acessa um site de buscas como o Google, por exemplo, você deve observar que algumas empresas aparecem em destaque na primeira página de resultados, não é mesmo? Da mesma forma, ao navegar pelas redes sociais, é bem provável que você tenha encontrado conteúdos relacionados aos seus interesses. Além disso, periodicamente, você recebe algum e-mail marketing enviado por empresas que têm o seu contato, apresentando artigos e ofertas. 

Tudo isso é fruto das estratégias de Inbound Marketing! 

O Inbound Marketing tem quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar o público-alvo do negócio. Para cada uma delas é imprescindível que as ações de Inbound Marketing estejam alinhadas ao funil de vendas. 

Conheça as 4 etapas do Inbound Marketing para e-commerce de pneus

1. Atrair:

O foco é despertar o interesse do consumidor de pneus, com ações específicas para cada etapa do funil de vendas. Nesta etapa, o objetivo é gerar tráfego para o site e/ou mídias sociais do e-commerce de pneus.  

2. Converter:

Depois de fisgar a atenção do consumidor, o próximo passo é nutrir o interesse com a oferta de mais conteúdos relevantes para aumentar o conhecimento do público-alvo sobre pneus, fortalecer a credibilidade e confiança da marca. 

3. Vender:

Consumidores, que mantêm a conexão com a marca e passaram a buscar informações mais específicas sobre os pneus que desejam, estão preparados para a abordagem da equipe de vendas. 

4. Encantar:

Após o fechamento da venda, é vital para o negócio fidelizar o cliente. Afinal, no futuro, o cliente pode precisar de suporte técnico ou comprar outros pneus. O objetivo do Inbound Marketing é valorizar e fortalecer o relacionamento com o cliente.

Agora, você deve estar se perguntando como tudo isso é possível? Quais são as ações de Inbound Marketing para e-commerce de pneus?

Em primeiro lugar, entenda que “atirar para todos os lados”, certamente, não é a estratégia certa. A agência de marketing digital estuda o negócio, principais concorrentes na web e, principalmente, o perfil do público-alvo para definir o plano de ações de Inbound Marketing. 

1. Marketing de conteúdo:

Compreende a produção de materiais para o site, blog, mídias sociais, e-mail marketing e publicidade online. Artigos e e-books sobre assuntos interessantes, associados ao mercado de pneus, enriquecidos com fotos, ilustrações, infográficos e vídeos. O objetivo é atrair a atenção do público-alvo e educá-lo sobre pneus. Dessa forma, a marca ganha notoriedade e disposição para compartilhar conhecimento e experiências.  

2. SEO para e-commerce:

SEO é uma abreviação, cujo significado é Search Engine Optimization. Traduzindo para o nosso idioma, SEO é a Otimização para Motores de Busca.

Na prática, o trabalho de SEO abrange uma série de recursos que tornam mais visível o site e os conteúdos divulgados pela loja de pneus na web. O uso de palavras-chaves, por exemplo, na descrição dos produtos, imagens e endereços das páginas do site é um recurso de SEO para e-commerce. 

A qualidade do site é outro ponto crucial para o sucesso do negócio. Páginas que demoram para carregar, quebra de links, visual ruim e indícios de que o ambiente não é seguro são fatores que levam o público a desistir do contato. Com SEO para e-commerce isto não acontece! Considerando que o primeiro objetivo do Inbound Marketing é a atração do público-alvo, o SEO para e-commerce é vital para o sucesso desse trabalho.  

3. Google Ads:

O marketing de conteúdo proporciona o crescimento orgânico do tráfego de visitantes no site e mídias sociais da loja online de pneus. Mas, para construir uma audiência mais sólida, é importante investir em tráfego pago para obter destaque na web. O Google Ads é uma das plataformas mais utilizadas para as campanhas de links patrocinados, sendo possível definir um plano de ações conforme o orçamento disponível pela empresa. 

4. Facebook e Instagram Ads:

Com a popularização da internet, a maioria das empresas possui páginas em redes sociais, sendo que as preferidas ainda são o Facebook e o Instagram. Mas, para conquistar e fidelizar a audiência, é essencial publicar conteúdos relevantes e patrocinados, para alcançar quem já é seguidor e o público que busca informações sobre pneus, porém, ainda não está conectado à marca. Com estas plataformas, é possível realizar campanhas de tráfego pago que são apresentadas a quem tem interesse real no mercado de pneus. 

5. E-mail marketing:

A automação de e-mail marketing proporciona resultados mais eficazes por ser direcionada ao público-alvo e alinhada ao funil de vendas. Para quem está no início da jornada de compras, talvez seja mais interessante enviar um e-mail marketing com artigos que abordam temas tais como “quando devo trocar os pneus do carro”, ao invés de mandar um e-mail marketing com as ofertas de pneus, que é mais interessante para quem já decidiu que precisa comprar os produtos. E-mails de boas vindas ou um agradecimento pelo contato e/ou compra podem fortalecer o vínculo com o consumidor. Tudo isso é pensado e planejado pela agência de marketing digital. 

6. Landing Page:

É uma página que tem como finalidade motivar o público-alvo a fazer a ação desejada como, por exemplo, conhecer a oferta, preencher um formulário para receber um e-book, obter um cupom de desconto e participar de uma pesquisa. Levando em conta que o Inbound Marketing é o marketing de atração, a landing page é um meio eficaz para aumentar as visitas à loja virtual e captar os contatos dos clientes em potencial. O sucesso da landing page depende da qualidade visual, conteúdo relevante e o gerenciamento das informações coletadas com esse tipo de ação. 

Conclusão

Investir em Inbound Marketing aumenta as oportunidades de vendas e consolida o posicionamento da marca no e-commerce de pneus, contudo, esse trabalho deve ser feito por profissionais de marketing digital. O retorno do investimento é garantido se houver planejamento e gerenciamento das ações. 

Para saber mais ou solicitar uma proposta sob medida para o seu negócio, entre em contato com a MZclick Agência de Marketing Digital. 

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