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Post no Facebook: como acertar em cheio?

Fazer um post no Facebook que repercuta bem e seja um sucesso, é o sonho de qualquer usuário ou marca que tem um perfil – seja pessoal, seja profissional. Embora likes, compartilhamentos e curtidas não sejam necessariamente uma métrica efetiva, como já mencionamos em “Métricas de Vaidade: não se encante por elas” essas ações de envolvimento podem abrir portas para o alcance de resultados. Então, como fazer o post ideal no Facebook e alcançar seu público-alvo com sucesso? Aprenda agora!

1. Imagem

Embora seja possível criar uma postagem somente em texto ou apenas com links, a imagem é um elemento base, pois ilustra a comunicação e muitas vezes complementa o conceito que está sendo vendido. Pesquisas afirmam que as imagens representam grande parte do impacto visual da postagem. Conheça alguns dos elementos que merecem atenção na hora de desenvolver um post no Facebook.

1.1 Cores

É importante manter uma comunicação visual alinhada com a identidade visual da sua empresa ou marca, mas no geral, apostar em cores vivas e chamativas como vermelho e laranja, pode chamar a atenção de um usuário mais rapidamente. Isso é válido também para as fontes utilizadas em caso de aplicação de texto.

1.2 Qualidade da Imagem

Especialmente se você está vendendo um produto próprio, procure escolher as imagens adequadamente. Nada de fotos escuras, desfocadas e sem qualidade. É fundamental que a imagem aplicada seja agradável aos olhos e venda da melhor maneira seu serviço ou produto em questão.

1.3 Conceitos Compatíveis

Não adianta escrever um post sobre maçãs, com uma imagem de bananas. A ideia é que ambos elementos se complementem, sem que haja distorção, ou até mesmo repetição de informação. A imagem deve gerar um ímpeto da leitura do texto e vice-versa.

2. Texto

O texto de chamada da sua postagem no Facebook, tem suma importância, especialmente se tratando de postagens produzidas unicamente em texto ou com redirecionamento para links. No geral, é indicado que as publicações possuam até 150 caracteres no máximo, mas recomenda-se não se acostumar com esse limite e tentar investir em menos palavras.

Por exemplo:

150 caracteres:
“Como produzir o post ideal para sua página no Facebook e fazer sucesso entre seus seguidores? Confira algumas dicas que podem te ajudar nesse objetivo.”

50 caracteres:
Aprenda como fazer um post de sucesso no Facebook:

2.1 Comunicação Curta e Objetiva

Se a sua postagem indica um “ver mais” para que o usuário possa concluir a legenda, volte 2 casas. O Facebook é uma rede social de consumo rápido, onde os usuários tendem a observar os conteúdos mais objetivos e igualmente compreensíveis. Nada de enrolar e nem tentar fazer volume, vá direto ao ponto e deixe que a imagem ou links adicionais façam o restante do trabalho.

2.2 Adequar a linguagem ao público

É comum que empresas tratem seus clientes de maneira cordial ou até mesmo formal, até mesmo por uma questão cultural, mas nas redes sociais isso acontece diferente. Com uma comunicação menos exigente, o Facebook permite que você comunique-se com seus clientes de acordo com o perfil deles. Se você é uma marca de skates, por exemplo, sabe que seu público-alvo está muito mais próximo de meninos entre 15 e 20 anos, do que homens entre 35-50. Logo, uma comunicação extremamente formal pode fazer com que esse primeiro público não se identifique em nada com a sua loja, bem como uma linguagem extremamente informal também pode não funcionar para um público mais formal ou elitizado. Conclusão: a falta de identificação por parte desses usuários com a sua marca, pode acabar tirando o foco e diminuindo as possibilidades de relacionamento.

3. Data

Os posts mais criativos e interessantes do Facebook geralmente são frutos de um “time” alinhado. É importante estar atento às novidades do seu setor e aproveitá-las para gera conteúdo. Além disso, manter uma frequência de postagens é primordial; os usuários precisam estar habituados a ver sua marca circulando pela timeline, de maneira que se lembrem dela no momento mais oportuno.

3.1 Horários e Dias da Semana

Com a ajuda de ferramentas de análise, você pode compreender em quais horários e dias da semana, as suas publicações performam melhor. Principalmente para quem ainda conta apenas com alcance orgânico, uma postagem feita no horário inadequado, por melhor que seja, será uma postagem desperdiçada. É por isso que além de se preocupar com os horários, é importante considerar o investimento em posts patrocinados.
[Leia mais em: “Por que impulsionar no Facebook não é mais uma escolha?”]

3.2 Sazonalidades

Ano Novo, Páscoa, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Dia das Mães ou Dia dos Pais: muito provavelmente o seu produto pode ser útil em uma dessas datas, então nada melhor do que aproveitar essas sazonalidades para investir em um conteúdo mais focado nessas datas. Costuma dar bastante certo, se bem executado.

4. Envolvimento

Para mandar bem em seu post no Facebook, você deve idealiza-lo sempre pensando em seu público e não exclusivamente em seu gosto pessoal: “Meus curtidores vão gostar?” “Será que esse post é compartilhável?” são algumas das perguntas que você deve se fazer, antes de colocar uma postagem no ar. O Facebook é uma rede social, que embora seja muito útil para negócios, ainda envolve um tempo de lazer, então conteúdos chatos, massantes e que não geram nenhum buzz são totalmente dispensáveis.

5. Cuidados Antes de Publicar

Mesmo depois de idealizar uma postagem perfeita, criativa, chamativa e interessante, toda revisão é bem-vinda. Vivemos em um momento que os usuários estão bastante atentos e não deixam passar nada de errado, por essa razão, revisar o texto algumas vezes para garantir que não haja duplo sentido, revisar a arte para garantir que a legibilidade está aceitável, observar se os textos não estão muito longos e cansativos, se estão extremamente promocionais e pouco interessantes e até mesmo se estão com as CTA’s adequadas, são cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Ter uma página no Facebook parece uma tarefa fácil, mas requer cuidado e profissionalismo. Se você identifica que é hora do seu negócio se estabelecer no Facebook e precisa de orientações sobre mídias sociais, procure a MZclick.

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