Métricas de Vaidade

Uma das principais frustrações de quem investe em um planejamento de marketing digital, são as métricas de vaidade. Elas nada mais são do que números que enchem os olhos, mas no fim das contas, não trazem nenhum resultado efetivo.

É por culpa dessa falta de resultado por parte delas, que muitas empresas acabam deixando de investir em marketing digital, ou o julgam como um investimento sem retorno. Por isso é importante compreender quais métricas devem ser levadas em consideração na hora de buscar resultados e quais delas são apenas indicadores de vaidades, que podem até fazer bem para o ego, mas não para o bolso.

Em dúvida se você tem se encantado pelas métricas de vaidade? Veja quais são elas!

Seguidores no Instagram

Sabe aquela velha história de quem tem 1.000 amigos no Facebook, mas só 5 aparecem no velório? Por aqui, segue assim. Nem sempre quem te segue no Instagram, é um usuário qualificado para aderir ao seu produto ou serviço. Muitas vezes acontece a famosa “troca de likes” onde esses users apenas esperam que você os siga de volta, e acabam se tornando apenas um volume. Podem parecer atrativos, afinal, quantos mais seguidores um perfil no Instagram tem, mais influente ele parece, mas veja bem, parece. Por isso é considera uma mera métrica de vaidade.

Likes e Shares

Ter uma publicação bastante compartilhada e com milhares de likes, é muito legal. Saber que outras pessoas tiveram acesso ao seu conteúdo, e literalmente gostaram dele, traz a ideia de que está havendo o reconhecimento da sua marca nas redes sociais, e isso não é mentira. Entretanto, likes e compartilhamentos não necessariamente significam conversões. As pessoas podem dar like, comentar, compartilhar e até marcar amigos em sua publicação, mas não necessariamente significa que ela tenha comprado aquele produto ou serviço que está sendo veiculado.

Acessos ao Site

Abrir o Google Analytics e se deparar com um grande número de visitas gera um enorme entusiasmo. Mas, qual foi a experiência desses visitantes dentro do seu site? Apenas uma visita de alguns segundos? Visualizou algum produto? Ou finalmente concretizou a conversão? Lembre-se que é melhor um site com 100 visualizações e 20 conversões, do que um site com 10.000 visualizações e 10 conversões.

Download de Aplicativos

As métricas sobre aplicativos são válidas, mas é preciso saber qual delas analisar. Isso porque muitas empresas se preocupam com a taxa de instalação dos mesmos, o que sim, é importante, mas mais do que isso, vale observar a taxa de uso e principalmente desinstalação. É comum que alguns usuários baixem algum aplicativo e acabem desinstalando em seguida, ou num espaço curto de tempo, por falta satisfação das expectativas. Então, o jeito é ficar de olho nesses três itens para mensurar corretamente a sua campanha de aplicativos.

Identificou alguma métrica que você tem acompanhado? Não se preocupe, esse cenário é mais comum do que você pode imaginar. A verdade é que números altos enchem os olhos das marcas, mas nem sempre eles são efetivos quando o assunto é o universo digital. É preciso saber avaliar o que tem real impacto nos resultados do seu negócio, e o que é meramente volume.

Em “Os 7 KPI’s do Marketing Digital” você aprende quais são os indicadores de resultados verdadeiramente relevantes com os quais você deve se preocupar.

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