SEO para YouTube - Dicas para Otimizar seus Vídeos

O YouTube é a 2ª maior plataforma de buscas da atualidade, superando o Bing, Yahoo, entre outras, e atrás apenas do Google. É o 3º site mais acessado na web, recebendo mais de 30 milhões de visitantes diariamente, e também a maior plataforma de compartilhamento de vídeos da internet.

Qualquer usuário que queira melhorar o posicionamento dos seus vídeos e aparecer nos resultados de buscas no YouTube, provavelmente já fez umas das perguntas abaixo:

  • Como fazer meus vídeos aparecerem nos resultados de pesquisas do YouTube?
  • SEO para Youtube, existe?
  • Como fazer SEO no YouTube?

Nesse artigo, você poderá conferir algumas dicas de SEO para YouTube, que te ajudarão a obter uma boa classificação para os seus vídeos nos resultados de buscas do YouTube e nos resultados orgânicos do Google.

Para começar, se você não sabe o que é SEO ou deseja aprimorar o seu conhecimento sobre o assunto, acesse nossa página Consultoria SEO ou aprenda mais em nosso Curso de SEO.

Agora, confira algumas dicas que te ajudarão a se destacar no YouTube.

Relevância do Canal

Sempre que for produzir um conteúdo, priorize a qualidade. Um conteúdo bem elaborado e relevante para o usuário, aumenta suas chances de obter mais visualizações e compartilhamentos dos internautas.

Procure ser direto e objetivo, atraia a atenção do usuário logo no início do vídeo; uma básica introdução sobre o o tema a ser abordado ou uma pequena prévia de sua conclusão, podem despertar a sua curiosidade e estimulá-lo a assistir o conteúdo completo.

Comece criando vídeos curtos – de até 5 minutos – e passe a observar qual o tempo médio de permanência dos usuários durante a exibição, assim você terá dados plausíveis que te nortearão no ajuste de aumento ou diminuição do tempo de duração dos próximos.
Temas como: aulas, tutoriais, dicas e conteúdos relacionados a tecnologia, são os tipos de vídeos que mais se destacam.

É importante mencionar que o tempo de permanência dos usuários é um fator crucial para o rankeamento, pois é uma forma de fomentar a criação de conteúdos de qualidade, que gerem engajamento e façam com que eles permaneçam no site, visualizando outros vídeos.

Processo de Otimização de Vídeos | Passo a passo

#1 – Defina a palavra-chave do vídeo

Assim como na otimização de sites, o processo de otimização de vídeos no YouTube começa com a pesquisa e definição da palavra-chave, que deve representar o conteúdo a ser abordado no vídeo.

#2 – Crie um título para o vídeo

Um dos pontos mais importantes do SEO no YouTube é o título. Ele informará aos buscadores qual o assunto em questão, uma vez que os robôs dos mecanismos de buscas não leem vídeos ou imagens, apenas os textos, como títulos, descrições e tags, por exemplo. Além disso, é o item principal para atrair a atenção do usuário e incentivá-lo a clicar e visualizar o vídeo.

Ao criar o título, é indicado utilizar a palavra-chave definida no passo #1, ou uma variação dela. Veja abaixo exemplos de títulos para a palavra-chave “seo para youtube”:

Título com palavra-chave: SEO para YouTube.
Título com variação da palavra-chave: Dicas de SEO no YouTube.

Antes de subir o vídeo para o YouTube, altere o nome do arquivo para a palavra-chave ou o título, definidos anteriormente.

#3 – Adicione uma descrição do vídeo

Depois do título, a descrição também ajuda, e muito, a informar, tanto aos buscadores, quanto ao usuário, qual o conteúdo abordado no vídeo.

É importante mencionar que, dos 5 mil caracteres disponíveis para a descrição, apenas os primeiros 150, em média, são visíveis para o usuário, sendo que para ver o restante, ele deverá acessar o vídeo e clicar na extensão “mostrar mais”. Devido a isso, é importante usar esses primeiros caracteres para descrever o vídeo, de forma resumida e assertiva, visando a atrair a atenção dos usuários, já que a grande maioria dá preferência a textos de rápida leitura e entendimento.

Aproveite para usar a palavra-chave que você definiu para o vídeo, e suas variações, também nessa descrição, pois isso ajudará a reforçar, ainda mais, o assunto principal para os mecanismos de buscas.

#4 – Tags relacionadas ao vídeo

As tags são palavras-chaves que você define, para as quais você deseja rankear o seu vídeo, ou seja, para que quando alguns desses termos forem buscados, o seu vídeo possa aparecer nos resultados da pesquisa. Você pode utilizar a palavra-chave escolhida no item #1 juntamente com outras variações e frases curtas que tenham relação com o conteúdo do vídeo.

#5 – Thumbnail

Sabe aquelas imagens estáticas que aparecem junto ao título e descrição dos vídeos no YouTube, antes de você apertar o play? Elas são denominadas Thumbnails. Essas imagens são utilizadas como uma espécie de capa dos vídeos, e são um dos principais fatores de influência, podendo motivar, ou não, o usuário a clicar e visualizar um vídeo. Em função disso, é importante escolher uma imagem atrativa, que represente, de forma fiel, o assunto que será apresentado.

Engajamento do usuário e Backlinks

O engajamento dos usuários com o vídeo é fundamental na busca por um bom posicionamento. O YouTube entende que, se as pessoas estão interagindo com um conteúdo, é porque esse conteúdo deve ser relevante. Com base nisso, é importante incentivar os usuários a interagirem com seus vídeos. Peça a eles para que se inscrevam em seu canal, curtam os vídeos, compartilhem e incorpore-os aos seus sites e blogs.

Uma estratégia muito utilizada no SEO tradicional, o Link Building (também conhecido como Backlinks) é pouco explorada no contexto do SEO para vídeos no YouTube, entretanto, é muito importante, tanto para o posicionamento no YouTube quanto na SERP do Google.
Invista seu tempo em obter referências de qualidade para seus vídeos, incentive a incorporação deles em sites importantes do segmento, divulgue-os em fóruns quando possível, e compartilhe nas redes sociais. Além dessas, existem outras diversas formas para conseguir boas referências, pesquise sobre elas.

O SEO é uma técnica possível e eficaz para otimização de vídeos no YouTube, mas como todo projeto que visa bons resultados, demanda empenho e dedicação. Os estudos são primordiais para os iniciantes; são eles que auxiliarão na conquista dos conhecimentos técnicos e no entendimento dos conceitos básicos para poder iniciar a estratégia. Entretanto, para realizar uma estratégia completa, detalhada e especializada, o ideal é recorrer à uma agencia de marketing digital. Fale com a MZclick!
[rev_slider cta-planejamento]

melhor-curso-seo

Uma opinião sobre “SEO para YouTube – Dicas para Otimizar seus Vídeos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *