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Se você não sabe o que é link building, veja aqui: O que é link building? Com o conceito claro, vamos ver algumas dicas de como conquistar links para seu site. Ah! Vale muito a pena assistir o vídeo abaixo para compreender melhor como a ligação entre sites ocorre.

O segredo é trabalhar em um conteúdo de qualidade. Para conseguir links, em outros projetos, é fundamental que você acrescente algo sobre aquele tópico. Ficar distribuindo links de qualquer jeito, será o mesmo que jogar seu tempo no lixo.

Vamos aos exemplos de link building:

1- Contrarie alguém

Encontre uma opinião diferente da sua e pronto! Escreva o motivo disso e inicie uma discussão. Ao contrariar alguém você enriquece o conteúdo, pois quem consome um determinado assunto procura por opiniões diferentes. Como isso normalmente funciona, você pode querer fazer sempre! A dica é não exagerar. Se você discordar sempre de todo mundo, será visto como chato.

2- Participe da comunidade

Liste os influenciadores do seu segmento e comece a conversar com eles. Aqui vale buscar por blogs, fóruns, redes sociais e então iniciar uma conversa. Participe ativamente contribuindo com conteúdo extra. Sempre procure completar informações e se possível crie um artigo explorando mais profundamente um determinado assunto.
Não faça SPAM! Algumas pessoas entendem errado essa linha e saem comentando em todos os lugares sem acrescentar nada ao conteúdo original. Isso não funciona e pode prejudicar seu projeto de SEO.

3- Faça pesquisas

Você já deve conhecer sua área de trabalho profundamente, isso é ótimo, e minha dica é: Continue pesquisando! Aprofunde assuntos e crie artigos incríveis sobre seu universo de atuação. Evite conteúdos rasos e simples. Busque fontes diferentes e faça algo inovador, lance uma tese, pois dessa forma seu conteúdo será útil para a comunidade e também será único.

4- Crie uma lista de influenciadores

Liste várias pessoas influentes em seu segmento e sempre que criar um conteúdo especial, envie para essas pessoas! Esse relacionamento além de ajudar no mundo online, também será útil no mundo offline, pois você pode ser convidado para dar palestras sobre seu tema ou participar de encontros aumentando muito a possibilidade de receber links naturalmente.

5- Escreva como convidado em um site ou blog

Não reproduza artigos para conquistar links, faça um conteúdo único e exclusivo para o site parceiro. Uma dica é escolher bem o site, pois sair escrevendo em qualquer site pode ser um tempo jogado fora, portanto só participe de sites expressivos e que possam construir semântica em seu nicho! Evite participar de sites que visivelmente só estão no ar para facilitar a criação de links ou são grandes duplicadores de conteúdo.

6- Crie listas dos “10 melhores”

Publicar listas como as 5 melhores padarias de São Paulo ou 50 melhores hotéis do Brasil, pode fazer sua popularidade crescer rapidamente e assim conquistar links naturalmente para seu projeto. O primeiro passo é criar esse artigo, certifique-se que essa lista é verdadeira!

Vamos ver um exemplo dessa técnica de link building

Vamos imaginar que eu tenha uma agência de turismo e venda pacotes para o nordeste do Brasil. Eu posso criar uma lista, em meu site, com os 10 melhores restaurantes do nordeste brasileiro. Vale lembrar que seu conteúdo precisa ser coerente, portanto não crie qualquer lista. Para essa lista ter efeito, você deve procurar por sites e blogs que sigam essas três regras:

  1. Encontre blogs do segmento, no caso do exemplo – restaurantes, que tenham artigos publicados recentemente. Se o blog não faz postagens, dificilmente aceitará divulgar seu conteúdo.
  2. Procure por sites ou blogs que tenham uma presença ativa nas redes sociais. Isso é importante para ter visibilidade.
  3. Procure um contato direto com o responsável pelo site ou blog. Ficar enviando o conteúdo aleatoriamente, para um e-mail padrão, não dará certo!

Dicas para criar uma lista perfeita:

  • Coloque a imagem do estabelecimento, do dono da empresa e do site no corpo do conteúdo. Faça isso para todas as empresas listadas no artigo.
  • Coloque um link para as redes sociais e sites de cada um dos citados.
  • Faça uma breve descrição do motivo daquele local ou profissional ter entrado na lista.

Pronto! Avise a lista dos 10 melhores restaurantes do nordeste que seu artigo está publicado. Segue um modelo de como fazer isso por e-mail:

Olá (nome do dono do restaurante), tudo bem?

Publicamos a lista com os 10 melhores restaurantes do nordeste.
Como você já sabe, seu restaurante foi incluído devido a qualidade dos pratos e respeito com seus consumidores nas redes sociais.
Leia com calma nossas considerações sobre seu restaurante e sinta-se a vontade para fazer qualquer alteração no texto/imagem. Caso queira, compartilhe essa lista em suas redes sociais e blog. Ficaríamos felizes com isso!

Muito obrigado,
Ricardo Zacho

7- Mantenha o relacionamento

Permaneça em contato com as pessoas que você distribui conteúdo e solicita referências. Isso é muito importante para manter ativa a relação e aumentar a confiança.

8- Links quebrados

Procurar por links quebrados é uma técnica antiga, porém bem funcional. Siga essas 3 etapas básicas:

  • Pesquise links quebrados em sites de qualidade. É importante verificar sites ativos, pois sites “parados”, que não fazem publicações, não darão importância para suas observações.
  • Crie conteúdo ou selecione um conteúdo.
  • Aponte o erro e dê uma solução.

Você tem uma empresa X e conhece uma universidade que publica conteúdo sobre sua área de atuação. Ao navegar pelo conteúdo desta universidade, você percebe que existem vários links quebrados (erro 404).
Aqui está a oportunidade! Procure o webmaster deste site e aponte o artigo com os erros 404 e na mesma hora aponte o conteúdo, no seu site, que pode substituir esse link quebrado.
Você pode sugerir um conteúdo que já está publicado em seu site, ou ainda criar um conteúdo exclusivo complementar.

9- Links para sua marca

A ideia aqui é procurar quem já faz referências para sua marca, porém por algum motivo o link deixou de existir ou está com algum problema, veja as situações mais comuns:

Erro 404

Algum site faz referência para sua URL e essa URL deixa de existir. É importante que você avise ao webmaster, deste site, para que ele atualize o link para sua página atual.

Marca sem link

Alguns sites apenas citam sua marca e não incluem um link para ela. Essa é uma oportunidade simples de solicitar um link para seu site. Afinal, sua marca já foi citada e isso agiliza as coisas.

Imagens sem link

Suas imagens e infográficos podem chamar a atenção. Se algum site publicar sua imagem é interessante pedir um link para seu site. É uma situação próxima a tática marca sem link, pois a parte difícil já foi feita: a imagem foi publicada, agora é só pedir um link!

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