Tenha uma boa leitura! =)

> Precisa da nossa ajuda? Conheça nossa agência de inbound marketing .

A excelência na comunicação é essencial para nutrir a relação entre a empresa e o público-alvo do negócio. No mercado online, o e-mail marketing tem funções importantes e pode gerar resultados positivos ao empreendimento, desde que as mensagens sejam relevantes e o envio planejado e automatizado para chegar ao público-alvo da campanha. 

Com uma agência de e-mail marketing, a empresa consegue: 

Manter a comunicação com o público-alvo 

O e-mail marketing é um meio de comunicação efetivo, desde que o conteúdo seja relevante para os destinatários. Ajuda a marcar presença na mente do público-alvo da empresa, guiar os consumidores em potencial até a compra e fidelizar os clientes. 

Nutrir o relacionamento com os clientes 

O e-mail marketing serve para fortalecer a relação entre a marca e os clientes. Manter os clientes informados sobre as novidades, ofertas e promoções gera oportunidades de vendas no futuro.  

Fortalecer a imagem da empresa

Cultivando o vínculo com clientes e não-clientes, ao compartilhar informações e conhecimentos relevantes, além das ofertas e promoções, a empresa não perde espaço para a concorrência. 

Promover a venda de produtos e serviços 

O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz e com altas taxas de conversões quando o objetivo é alavancar as vendas. O conteúdo deve ser planejado para cada etapa do funil de vendas e enviado para a lista segmentada de clientes em potencial.  

Tipos mais comuns de e-mails marketing

Jornada de compras:

E-mail marketing para nutrir o relacionamento com os clientes em potencial e conduzir a tomada de decisão de compras; conteúdo alinhado ao perfil do público-alvo.

Promocionais:

E-mail marketing para divulgar ofertas de produtos e serviços, lançamentos e eventos, cupons de desconto e brindes, destinado ao público que demonstra motivação para fazer uma compra. 

Transacionais:

E-mails para validação de cadastro, confirmação de compra, troca ou devolução, lembrete para quem abandonou o carrinho de compras; download de e-books; assinatura de newsletter. 

Pesquisas:

E-mails para avaliar o nível de satisfação dos clientes, consolidar dados sobre o perfil do público-alvo, pesquisar hábitos e tendências de consumo, entre outras informações úteis ao desenvolvimento do negócio.

Newsletter:

E-mail que contém atualizações do blog corporativo, notícias do setor e agenda de eventos; dicas para o dia a dia, entre outros conteúdos que possam ampliar os conhecimentos do público-alvo.

Pontos importantes para o planejamento de e-mail marketing

O planejamento da estratégia de e-mail marketing abrange as seguintes ações: 

Definir o objetivo da campanha:

É preciso estabelecer um propósito para o envio de e-mail marketing. A partir daí, a agência de marketing digital consegue desenvolver o conteúdo adequado para atingir o objetivo da campanha. Sem isso, a empresa continuaria na contramão dos interesses dos consumidores que ela deseja atrair e transformar em clientes.  

Segmentar a lista de contatos:

Ao segmentar a base de contatos, conforme o perfil do público que a empresa deseja atingir, o e-mail marketing gera mais resultados positivos. Se a empresa enviar 1.000 e-mails marketing com o objetivo de vender um produto ou serviço e obter 100 respostas positivas, ela precisa entender o que aconteceu com os outros 900 destinatários. Seria mais efetivo segmentar a lista e enviar conteúdos diferenciados? A missão da agência de e-mail marketing é planejar o fluxo de comunicação assertiva. 

Produzir conteúdo de qualidade:

A mensagem do e-mail marketing precisa estar adequada ao perfil dos destinatários.  Conteúdo relevante desperta o interesse, gera engajamento e conversões. Não adianta enviar um e-mail padrão, com ofertas de produtos, para clientes que acabaram de concluir uma compra. Para estes, uma boa prática é enviar um e-mail marketing agradecendo a preferência e informando os canais do SAC, por exemplo. 

Elaborar o projeto gráfico:

Layout simples, criativo e responsivo, torna o e-mail marketing mais agradável e estimula o público-alvo a realizar a ação que está atrelada aos gatilhos mentais e CTAs (call-to-action) do conteúdo. Ao planejar o conteúdo do e-mail marketing, a agência seleciona elementos visuais atrativos e marcações para facilitar a leitura. Outro ponto importante: o template do e-mail marketing precisa ser compatível com as telas de dispositivos móveis como smartphone e tablet (o site e o blog da empresa também).  

Autenticação do e-mail marketing:

A agência seleciona a plataforma mais adequada para a automação de e-mail marketing, além de providenciar a autenticação do remetente. Isto é necessário para que as mensagens não sejam direcionadas automaticamente para a caixa de spam. E, para diminuir a taxa de rejeição de e-mails marketing, compensa personalizar a mensagem e criar um texto atrativo para a linha de assunto. 

Estabelecer as métricas de resultados:

É preciso avaliar os resultados antes de prosseguir com esta estratégia. Por isso, ao planejar a campanha, a agência de marketing define as métricas que serão analisadas, tais como: taxas de entrega, abertura, conversões, descartes, cancelamentos e o ROI (retorno do investimento). Com base em informações gerenciais, a agência propõe ajustes para aperfeiçoar a estratégia de e-mail marketing. 

Conclusão:

O e-mail marketing pode aumentar o tráfego de visitantes no site da empresa e impulsionar as vendas. Conteúdo planejado e relevante para o público-alvo e o uso de plataformas que possibilitem a segmentação da lista de contatos e o envio automático geram resultados positivos para o negócio. 

Gostaria de obter uma proposta personalizada para a sua empresa? Fale com a MZclick! Nossos especialistas estão prontos para esclarecer dúvidas e apresentar os serviços de marketing digital que podem ajudar a sua empresa a captar mais clientes. 

Aumentar a taxa de conversão