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A competição entre os restaurantes é muito alta e nesse artigo mostraremos algumas ideias para melhorar o relacionamento com clientes, aumentar a exposição no Google, aumentar as vendas, ter ideias para as redes sociais e assim viabilizar ações para seu plano de marketing para restaurantes e bares.

Fotos

Utilizar fotos para divulgar seu restaurante parece uma ideia antiga, mas muitos ainda não usam esse recurso. Contrate um bom fotógrafo, prepare lindos pratos e publique isso em suas redes sociais.

Programa de fidelização

Você pode fazer esse programa internamente, através de um parceiro ou ferramenta digital. Gere descontos progressivos de acordo com o número de visitas.

Google Meu Negócio

Faça um cadastro simples nessa ferramenta do Google e comece a aparecer gratuitamente nos resultados de busca. Após o cadastro você poderá disponibilizar várias informações sobre seu bar ou restaurante, aumentando sua exposição online. Nessa área você vai conversar com clientes, publicar fotos, definir horário de funcionamento, destacar promoções e assim ter controle total das informações do seu negócio. Inclua o máximo de informações possíveis e incentive que seus clientes publiquem avaliações nessa ferramenta. Uma ideia é oferecer um brinde ou um desconto para quem publicar a avaliação no momento do fechamento da conta.

Anúncios geolocalizados

As pessoas não costumam viajar longas distâncias para visitar um restaurante, portanto pense em criar campanhas localizadas, para aumentar a exposição mantendo um retorno alto sobre o investimento.

Instagram e Facebook – Redes sociais

Use muitas fotos e mostre fatos curiosos sobre seu bar ou restaurante. Ter uma forte presença nas redes sociais, vai além de publicar promoções e horários de funcionamento. Você precisa criar uma linha editorial e ter um atendimento rápido para todas as pessoas que comentarem suas publicações. Veja esse vídeo: 10 dicas de marketing digital para bares e restaurantes.

E-mail marketing

Primeira tarefa é captar o e-mail dos seus clientes. Feito isso passe para o segundo passo que é segmentar! Organize os clientes por comportamento. Exemplo: Uma base de emails de pessoas que almoçam todos os dias e outra base de emails com pessoas que jantam uma vez por mês. A comunicação será totalmente diferente e personalizar a mensagem é um fator chave para aumentar a eficiência do e-mail marketing. Vale ressaltar que e-mail marketing é para criar um relacionamento com seus clientes, aumentando assim a fidelização.

Mostre sua equipe e fornecedores

Essa é uma ótima ideia para gerar conteúdo e reforçar sua preocupação com seus clientes. Mostre quem prepara a comida, a bebida, quais ingredientes você utiliza. Isso mostra sua atenção com detalhes e ainda gera uma infinidade de informações para cardápios, comunicação interna, e-mail marketing, redes sociais, blog, assessoria de imprensa e muitas outras coisas.

Monitore as redes sociais

Pessoas emitem opiniões em diferentes locais a qualquer momento. Você deve ficar bem atento a isso e rapidamente responder um elogio ou uma crítica. Simplesmente deixar para lá é muito perigoso e pode desencadear algo bem ruim para sua marca.

Iniciar um blog

Você pode criar um blog para divulgar suas receitas, histórias com clientes, histórias envolvendo seu bar ou restaurante, reformas, participações em prêmios, opiniões sobre gastronomia, dicas de vinhos, cervejas, como preparar drinks, etc. A criatividade é o limite! Criar conteúdo gera uma grande exposição nos buscadores e seus clientes vão gostar desse tipo de informação.

Cupons de desconto e ferramentas de pedidos online

Claro que isso vai variar de restaurante para restaurante, porém essa pode ser uma ótima ideia para aumentar a rentabilidade. Pense sempre nessas ações como canais de vendas alternativos! Faça o cálculo para manter a lucratividade e só faça esse tipo de ação se seu público-alvo ficar confortável com isso. Em alguns momentos oferecer cupons de desconto pode deixar uma parcela do seu público irritado.

Google marketing

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