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7 erros comuns no marketing digital

Ser uma presença de destaque na web ou que transmita confiança ao público-alvo, encorajando seus seguidores e clientes a dividirem boas experiências é um dos objetivos a serem alcançados com um bom plano de mídias digitais. Mas é preciso estar atento a possíveis tropeços para manter o equilibro. Confira sete 7 erros que podem comprometer a imagem do negócio e saiba como evita-los.

1. Não diversificar o conteúdo

Uma das formas de inteirar o público e atrair seu interesse é expor não apenas informações sobre a própria organização, mas textos acerca do contexto do produto ou serviço. Uma empresa que comercializa produtos de cosméticos, por exemplo, pode abordar temas como cuidados com a pele e corpo, maquiagem, cabelos, tendências no mundo da beleza, entre outros. É importante equilibrar o que é postado sobre a empresa em si e sobre a área de interesse em que ela está inserida.

2. Adotar uma linguagem desnecessariamente rebuscada

Tentar requintar o texto para impressionar pode soar artificial e desinteressar os leitores. A linguagem no marketing digital precisa ser simples e direta, de acordo com a identidade de cada marca.

3. Ser muito superficial

O conteúdo publicado nos meios de comunicação que representam o negócio precisa mostrar que sabe-se do que está sendo falado. Além de uma boa escrita e apresentação gráfica, pesquisas apuradas e em fontes confiáveis deve ser prioridade aos profissionais responsáveis por publicar o conteúdo.

4. Falta de frequência nas publicações

A irregularidade nas postagens e circulação de novidades podem gerar o distanciamento dos leitores, além de diminuir a presença online. Apesar de os resultados digitais dependerem de uma série de fatores, escrever frequentemente ajuda a ser lembrado e a engajar o público.

5. Ignorar Técnicas de Busca ou Links Patrocinados

Não há dúvidas que os usuários utilizam os buscadores para encontrar informações. É nesse momento que as empresas precisam estar presentes para trazer resultados relevantes e atrair o cliente ao site, criando uma experiência agradável. Por esse motivo, investir em Links Patrocinados e SEO é fundamental para estabelecer a presença de uma marca na web.

6. Descuidar da divulgação

É crucial evitar o erro de não promover o conteúdo estrategicamente. As redes sociais devem ser exploradas, bem como ferramentas de e-mail marketing ou blog, sempre incentivando de forma inteligente o engajamento dos consumidores e seguidores.

7. Problemas de identidade

Por fim, mas não menos relevante, é necessário definir a identidade de quem irá representar o comunicador. É mais fácil conquistar a confiança do público quando este sabe como será tratado por já conhecer o perfil do representante da empresa. Um bom exemplo prático desse marketing digital são as marcas que dão “vida” a mascotes e personagens a fim de aproximar o público, que acaba divulgando o conteúdo voluntariamente.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.