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A Importância da Pesquisa de Opinião do Consumidor

Pesquisa de Opinião do Consumidor

Ao realizar uma pesquisa de opinião do consumidor, temos como foco principal, entender a percepção do cliente a respeito do produto ou serviço fornecidos pela empresa. Quando uma determinada empresa deseja saber sobre a maior necessidade do seu público para – com base nisso – lançar um novo produto ou serviço, a pesquisa em si não significa que irá ser questionado algo diretamente a ver com os itens trabalhados atualmente. É interessante por meio da pesquisa conhecer o seu consumidor para estudar todas as necessidades deles, estudá-las a fundo e posteriormente apresentar as soluções para elas.

Uma grande tática usada em pesquisas de opinião do consumidor, é procurar saber mais sobre a imagem que os consumidores têm da sua empresa, e a percepção a respeito de seus concorrentes; como por exemplo, o que as pessoas apreciam neles. Dessa forma, além de saber a opinião sobre o seu produto (que é muito importante), você saberá o que o público pensa a respeito do seu “rival”, o que contribui na hora de tomar ações para atingir uma maior porcentagem de pessoas.

Fatores importantes para realizar uma pesquisa de opinião do seu negócio:

Um dos primeiros pontos positivos a se destacar, é o fato da pesquisa ser de grande importância ao planejamento das empresas, pois, sem uma pesquisa de opinião ou comportamento, não é possível ter métricas o suficiente para construir um planejamento estratégico. Esse recurso é muito utilizado por gestores, pois o foco é adquirir informações de um público ou grupo, incluindo todas as suas informações sobre clientes, dessa forma, será possível montar esse planejamento para agir efetivamente com grupo específicos de consumidores.

O segundo ponto, é a obtenção de um feedback. Quando se trata de um consumidor, é difícil obter um retorno sobre a avaliação dele, pois nem sempre os consumidores dão sua opinião no momento da compra. O que tem se tornado comum, é que quando existe essa insatisfação, eles acabam expondo suas opiniões em redes sociais ou em sites de reclamações, por exemplo. É importante destacar que a empresa necessita sempre de um retorno direto do cliente, seja positivo ou negativo – pois esse tipo de exposição online, influencia e muito a decisão de outros consumidores – além de serem construtivos e fundamentais para o planejamento e toda a construção de marketing e vendas., podendo antecipar e reverter qualquer tipo de opinião negativa sobre o produto ou serviço.

O último fator a ser citado, porém não menos importante e essencial, é definir oportunidades a partir dessa avaliação, entendendo a necessidade de seus consumidores para atendê-los de forma eficaz.

É essencial para uma organização saber o que seu consumidor está pensando e entender sua necessidades, realizando esse levantamento de dados a partir de uma pesquisa de opinião, pois só assim, será possível corrigir as possíveis falhas de forma consciente e coerente.

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