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O posicionamento estratégico de um site ou blog é essencial para o sucesso do projeto. A página precisa ser encontrada facilmente por meio dos sites de busca. Da mesma forma, é fundamental que os links patrocinados (anúncios pagos) cheguem ao público-alvo no momento oportuno para impulsionar o tráfego, fortalecer a imagem da organização e gerar oportunidades institucionais, comerciais, entre outras.  

Para alcançar esses objetivos o plano de marketing digital inclui a otimização de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, utiliza técnicas para evidenciar o canal orgânico aos motores de busca do Google e outras redes de pesquisas na internet. 

Esse trabalho proporciona melhor posicionamento na web, desde que as ações sejam contínuas. Por meio da auditoria em SEO é possível detectar e buscar soluções para os problemas que afetam a performance das páginas do site.

Entre os fatores que influenciam o ranqueamento de um site no Google, por exemplo, podemos destacar três: autoridade, popularidade e reputação da página. 

  1. Autoridade: É medida pela relevância que a página tem para os usuários da web, ou seja, quando uma página recebe muitas visitas e é apontada como referência pela qualidade de conteúdo, o Google entende que ela possui autoridade sobre o assunto, produto ou serviço. Estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo desenvolvem a autoridade e atratividade de sites, blogs e landing pages.
  1. Popularidade: Um site é classificado pelo Google pela popularidade quando o mesmo é referenciado por outros sites e mídias sociais relevantes para o público-alvo. Funciona assim: o site X indica aos seus próprios usuários o link do site Z como um conteúdo de qualidade. Desta forma, a popularidade do site Z e a pontuação junto ao Google aumentam também. Porém, é importante que a interligação ocorra com páginas de qualidade, que possam gerar oportunidades. 
  1. Reputação: Neste quesito, o Google considera a qualidade da plataforma, a estrutura do site, os protocolos de segurança e proteção de dados, entre outros elementos que contribuem para a reputação do site e blog. Fatores como vulnerabilidade aos ataques cibernéticos, baixa velocidade de carregamento e a quebra de links internos, por exemplo, prejudicam a reputação do site. Daí a importância de realizar a auditoria em SEO. 

Entenda o que é auditoria em SEO

De modo geral, podemos definir auditoria como o processo de verificação e análise de atividades com a finalidade de averiguar se as mesmas estão sendo executadas conforme os requisitos legais e normativos. 

Portanto, a auditoria em SEO corresponde ao exame sistemático do site e blog, bem como a estrutura das páginas e a evolução das especificações técnicas das plataformas (os algoritmos são atualizados periodicamente e, por esta razão, as páginas na web também precisam ser revisadas) para obter a melhor performance. 

O processo de auditoria em SEO abrange também a verificação do posicionamento da página, nos resultados de pesquisas feitas por meio do Google e outros sites de busca; das palavras-chave que influenciam a performance da página; qualidade do conteúdo e o uso de recursos de otimização para SEO.  

A auditoria em SEO é um procedimento essencial para melhorar a posição estratégica na web, gerar mais tráfego para as páginas e aumentar as oportunidades de negócios e parcerias. 

Saiba como funciona a auditoria em SEO

A auditoria em SEO envolve a análise da estrutura do site, conteúdo das páginas, links externos e posicionamento na web. 

1. Estrutural

Envolve a verificação de todos os elementos que compõem a estrutura do site – a plataforma escolhida, mapa do site, os links internos, a velocidade de carregamento das páginas, a existência de conteúdo duplicado, as URLs das páginas, qualidade de imagens e vídeos. 

2. On Page

Compreende a verificação das páginas do site: densidade de palavras-chave nos conteúdos da página, qualidade de imagens e vídeos, inclusão de meta tags, conteúdo inexistente (erro 404) ou duplicado e funcionamento de links internos. 

3. Off Page

O link building é um trabalho importante para aumentar o tráfego de visitas para o site, desde que as conexões sejam relevantes para o negócio. Caso contrário, esta interligação pode afetar a posição do site nos mecanismos de busca. A auditoria em SEO avalia se os links externos geram audiência qualificada ou prejudicam a reputação e autoridade da página.   

4. On Serp

Este trabalho tem a finalidade de encontrar soluções para aumentar a visibilidade na primeira página de resultados dos sites de busca. Uma delas, denominada snippet, corresponde ao texto que aparece em destaque, como resposta a uma pergunta feita por meio de um site de busca. Naturalmente, esse tipo de link torna-se mais atrativo em comparação aos demais da lista, podendo gerar mais tráfego para a página, além de fortalecer a autoridade e reputação do site ou blog. 

É possível realizar a auditoria em SEO por conta própria? 

Com as ferramentas gratuitas é possível fazer a auditoria em SEO por conta própria. O problema é que esses softwares limitam o uso gratuito e, além disso, quem não possui conhecimento e experiência em marketing digital terá mais dificuldade para realizar uma auditoria em SEO completa e buscar soluções para os problemas encontrados. 

Por esta razão, compensa terceirizar a auditoria em SEO e, após a conclusão da análise, decidir se as melhorias serão implementadas por conta própria ou delegadas, novamente, a uma agência de marketing digital, especialista em SEO. 

Profissionais especializados em SEO estão aptos a identificar os pontos fracos do site, blog e anúncios, fatores internos e externos que atrapalham o ranqueamento nos resultados de busca, apresentar o relatório e um plano estratégico para aumentar a visibilidade e o tráfego para as páginas.   

Ao contratar a auditoria em SEO, o proprietário do site ou blog economiza tempo e aumenta as oportunidades de desenvolver o projeto. 

Caso você queira receber uma proposta de auditoria em SEO, entre em contato com a MZclick Agência de Marketing Digital. 

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