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Benefícios dos relatórios no Facebook

Para gerar um bom relatório no Facebook é preciso analisar diversos pontos, entre eles estão:

Alcance da publicação:

No Facebook, esses dados demonstram a quantidade de pessoas que visualizaram sua publicação em um desktop ou celular. Assim, sua publicação é contabilizada pela plataforma quando é alcançada e carregada no feed de notícias dos usuários. Aumentar o seu alcance nas redes sociais também é fundamental para trabalhar o branding da sua marca. Mantenha o seu público sempre interagido com sua presença online e aumente o seu diferencial.

Benefícios dos relatórios no Facebook - Alcance

Referências externas:

As referências externas são basicamente o número de vezes em que os usuários acessaram a sua página por meio de uma URL que não faz parte da plataforma do Facebook, como mostra a imagem abaixo:

Benefícios dos relatórios no Facebook - Referências

Opções de curtir e compartilhamentos da página:

Esta é uma das opções do Facebook que possui maior utilidade. Através delas é possível acompanhar o tráfego da sua página, acompanhar a quantidade de curtir e compartilhamentos que os conteúdos alcançaram durante o mês vigente, tornando mais fácil a percepção dos conteúdos que são relevantes para a sua página. Além disso, com essas opções é possível trabalhar a divulgação e a propagação dos seus conteúdos mais relevantes.

Benefícios dos relatórios no Facebook - Opcões de curtir

Visitas da página:

Saber quem visita a sua página é de extrema importância para a divulgação da sua marca e até mesmo para o tráfego do seu site. Analisar as visitas da sua página revelará o número de visitantes que a página recebeu por dia dentro do mês vigente no Facebook. Com o relatório é possível ficar por dentro do número de vezes que cada guia da sua página foi visualizada, como por exemplo, a quantidade de vezes que sua linha do tempo foi visualizada, sua guia de fotos e assim sucessivamente.

Benefícios dos relatórios no Facebook  - Visitas da página

De onde vêm as opções de curtir da página:

Com esta opção é possível manter o controle da originalidade dos curtir da sua página. Uma dica é instalar o “Insights for your Website”, com a ferramenta será possível conectar os insights do seu Facebook com o seu website, possibilitando manter o domínio do tráfego e as origens dos curtir da sua fan page. Seja qual for o segmento de atuação é de extrema importância acompanhar a performance da sua página no Facebook. Analisando os dados será possível colher informações relevantes para que você possa medir e melhorar o tráfego da sua página.

Benefícios dos relatórios no Facebook - Origem

Idade, sexo e geografia:

Com esta opção é possível comparar os dados demográficos (área cientifica que estuda a dinâmica populacional) dos usuários que curtiram a sua página com os dados do Facebook. Com este recurso podemos notar o número de fãs dos sexos masculinos e femininos que curtiram a sua página na plataforma.

Benefícios dos relatórios no Facebook - Idade

Relatórios do Facebook no Analytics

Mensurar o comportamento dos usuários com o Google Analytics é de extrema importância para ter como base dados concretos de acessos e padrões de navegação.

Visitas:

Com o auxílio do Analytics é possível analisar e levantar dados relevantes para acompanhar com maior exatidão o tráfego do seu Facebook.  Um item bastante interessante no Google Analytics é a possibilidade de analisar de onde surgiram os cliques da sua página, além de ficar por dentro do desenvolvimento da sua campanha no Facebook também será possível analisar a quantidade de cliques foram efetuados, o período, e muitos outros detalhes.

Taxa de rejeição:

Existem diversos fatores que contribuem para a taxa de rejeição da sua página, como o design da página ou interações irrelevantes. É de extrema importância manter sua página harmoniosa e atrativa para que sua taxa de rejeição fique abaixo do previsto. Além disso, o Google Analytics fornece informações para você acompanhar a eficácia da sua campanha, como por exemplo: números de acessos no seu site vindo do Facebook, que páginas do seu site os usuários visitaram, quanto tempo ficaram no site  e que ações eles tomaram (compra, preenchimento e de formulário, cadastro em newsletters, etc).

Com essas informações seria de extrema importância avaliar e acompanhar suas mídias sociais, não é mesmo? Entre em contato conosco e saiba como a equipe MZclick pode ajudar.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.