Categorias
Consumidor & Pesquisas

Comércio eletrônico no Brasil em 2011

Vamos fazer uma breve análise, sobre o comércio eletrônico brasileiro, no primeiro semestre de 2011.
O e-bit fez uma pesquisa e perguntou com qual finalidade os entrevistados acessavam a internet.

Verificar os emails ainda domina como o principal motivo de acesso a internet, porém notamos que compras online está em segundo lugar, isso tem alguns significados interessantes:

  1. O “medo” de comprar online está desaparecendo, mas o cuidado ao comprar em um ambiente seguro aumenta.
  2. Comprar online é mais importante que ver uma notícia!
  3. A comodidade é um fator predominante nos dias atuais e a internet oferece isso.
  4. Preços mais acessíveis.

Só no primeiro semestre de 2011 foram R$8,4 bilhões de faturamento!
Então fica a pergunta: Você investe em sua loja virtual?

Além de investir em publicidade online, links patrocinados – por exemplo, você deve observar com o mesmo grau de importância a navegação da sua loja virtual, as formas de pagamento, a qualidade fotográfica dos seus produtos, o conteúdo disponibilizado, canais de atendimento e vários outros fatores.

Lembre-se! Com o aumento da procura por produtos e serviços online, as pessoas serão mais seletivas, irão observar melhor os detalhes e não apenas o preço.

O e-commerce cresce no Brasil e o nível profissional de suas ferramentas devem acompanhar esse crescimento.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.