Conteúdo Evergreen

Se você é um empreendedor digital, um analista ou estrategista de marketing digital, certamente uma de suas principais atribuições é a produção de conteúdo para nutrição de um site, blog ou e-commerce, correto?!

Mesmo que não saiba o significado do termo “conteúdo evergreen”, você com certeza já deve ter produzido um ou pelo menos consumido esse tipo de produção em algumas de suas pesquisas feitas na internet.

Mas afinal, o que é conteúdo evergreen? Nesse artigo explicaremos não apenas sua definição, mas suas principais características e objetivos de criação. Confira!

Conteúdo Evergreen: o que significa?

Em sua tradução literal, o significado de evergreen é “sempre verde”. Os conteúdos em que se aplicam esse conceito recebem esse nome devido sua principal característica, o fato de manterem o seu valor conforme o passar do tempo, ou seja, não perdem sua capacidade informativa mesmo após anos de sua publicação.

Vejamos o exemplo:

Uma empresa que atua no segmento de culinária disponibiliza na web um conteúdo cujo o tema é “Como fazer um bom arroz em apenas 20 minutos”. As dicas dispostas nessa receita provavelmente ajudarão novos praticantes durante anos sem que seja preciso ser atualizada ou modificada.

Diferente de uma empresa atuante do segmento de telefonia, que trabalha com produtos em constante evolução e a cada nova versão desenvolvida, um novo conteúdo torna-se necessário para sua apresentação. Este tipo de publicação recebe o conceito de “Conteúdo Noticioso”, pois tem caráter informativo e pode tornar-se irrelevante com o passar do tempo.

Conteúdo Evergreen x Conteúdo Noticioso

Abaixo relacionamos alguns temas para textos bastante utilizados pelas empresas, os quais caracterizam conteúdos evergreen e noticiosos:

Exemplos para Conteúdos Evergreen:

“Realize… em apenas 5 passos!”
“Confira o Guia Definitivo para…”
“Saiba tudo sobre…”
“Como fazer um…”

Exemplos para Conteúdos Noticiosos:

“Chegou nova versão de… ”
“Mercado de… triplicou desde o ano de 2010”
“Promoção exclusiva de… ”

Quais as Vantagens de Criar Conteúdos Evergreen?

Uma das principais vantagens está em ajudar a segmentar seus leads. Devido os artigos serem mais conceituais e explicativos, atraem usuários interessados por determinado assunto, assim basta nutri-los com informações semelhantes guiando-os pela sua jornada de compras.

É de grande vantagem também o fato de reforçar a autoridade de sua marca. Quando você cria e disponibiliza artigos completos, com riqueza de detalhes em suas informações, sua marca é associada como referência no assunto, e acaba por gerar tráfego e possíveis clientes.

Tratando-se de conteúdo, outra grande vantagem se dá no melhoramento da posição da sua empresa nos resultados de pesquisas. Quando se tem um conteúdo evergreen de qualidade, ao publicarem conteúdos semelhantes, outros sites passam a te referenciar redirecionando links para seus artigos. Essa prática pode ser de grande valor para sua estratégia de SEO.

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Manter seu site, blog ou e-commerce funcionando e gerando tráfego diariamente com conteúdos de qualidade não é uma tarefa nada fácil. Esse é o principal motivo para que produza e publique conteúdos evergreen, assim poderá aproveitar por um longo período de tempo os frutos de suas ações.

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