Categorias
Links Patrocinados

Diferença entre clique e visita

Por que os relatórios do Google Adwords e Google Analytics mostram números diferentes?

Existe uma diferença entre cliques e visitas.

  • Cliques: Quantas vezes o anúncio foi clicado por um visitante.
  • Visitas: Sessões exclusivas iniciadas por um visitante.

Confira vários casos aplicados:

  1. A pessoa clica três vezes sobre um anúncio Adwords, o relatório do Google Adwords apresentará exatamente a quantidade de cliques recebidos. O Analytics entenderá que aquele é o mesmo visitante e contabilizará apenas uma visita.
  2. A pessoa clica no anúncio e adiciona essa URL como favorita. Algumas horas depois ela faz uma nova visita, através desse link favorito e efetua uma compra. O Adwords marcará apenas um clique e o Analytics anotará duas visitas, pois o mesmo visitante fez o uso de duas sessões diferentes.
  3. A pessoa clica no anúncio e antes de terminar o carregamento da página clica no botão voltar. Nesse caso será registrado um clique pelo Adwords e talvez nenhuma visita pelo Analytics, pois os códigos da página não foram 100% carregados.
  4. O Google pode filtrar automaticamente cliques inválidos em suas campanhas, excluindo-os do seu relatório Adwords. Mesmo nesse cenário o Analytics marcaria uma visita devido as configurações padrões da ferramenta.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.