Categorias
Marketing

Empreendimento no mundo digital: nichos mais rentáveis

Com o mercado digital cada vez mais em evidência, novas possibilidades comerciais tendem a surgir com tanta facilidade quanto se atualiza uma página do seu navegador favorito.
Por isso, mais e mais empreendedores têm se aventurado nos nichos que despontam nas novas exigências de mercado, oferecendo serviços variados e ampliando a competição nos mais variados segmentos comerciais.
Entre os mais rentáveis, atualmente, estão três nichos que valem a pena um olhar mais atencioso, ao pensar em se lançar no mercado empreendedor.
Vale lembrar, claro, que é aconselhável investir em uma área na qual você possui mais afinidade ou conhecimento, do que criar um empreendimento digital apenas pelas promessas de renda. Da mesma forma que é necessário manter um estudo aprofundado na área, caso decida se aventurar no desconhecido.
Segundo o relatório Webshoppers 2014, levantado pela E-bit,algumas categorias de produtos estão liderando o mercado eletrônico, são elas:

Moda e Acessórios

Com um índice de 18% do volume total de pedidos, o nicho de moda e acessórios mantem-se como um dos mais ascendentes quando o assunto é empreendimento no mundo digital. Roupas femininas, masculinas e sapatos para os respectivos gêneros atraem constantemente a atenção de internautas que pretendem adquirir produtos online.

Cosméticos e Perfumaria

O próximo nicho que se destaca no ranking da e-bit é o segmento de cosméticos e perfumaria, com 17%. O fato é que, as lojas virtuais de maquiagens, dermocosméticos, perfumes, hidratantes e outros itens para cuidados estéticos convertem em altas taxas de vendas.
E mais ainda: as franquias de grandes marcas têm sido as melhores apostas para quem possui capital limitado, mas deseja conquistar os e-consumidores com produtos de alta qualidade.

Eletrodomésticos

Com a evolução da tecnologia e a necessidade cada vez maior de tornar a rotina mais prática, tanto em casa, quanto no trabalho, os consumidores estão indo em busca dos eletrodomésticos. E a e-bit comprova isso no ranking: o segmento alcançou 11%, ficando em terceiro lugar da lista.

Livros e Assinaturas de revistas

O hábito de leitura tem conquistado os brasileiros nos últimos anos e isso pode ser comprovado com a movimentação das vendas de livros e assinaturas de revistas. Segundo o e-bit elas correspondem a 9% do e-commerce brasileiro e podem ser um dos nichos com maiores possibilidades de crescimento nos próximos anos.
As livrarias online, por exemplo, já são preferências dos leitores e estudantes devido à praticidade de compra e preços competitivos que muitas vezes, superam as ofertas das livrarias físicas.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.