Categorias
Consumidor & Pesquisas

Fatores que Influenciam o Comportamento do Consumidor

O que inspira o seu público? O que motiva seu consumidor a comprar com você?
Essas são perguntas simples, as quais devemos nos fazer diariamente para desenvolver não somente uma relação mais sólida com nossos clientes, mas compreender seus desejos e necessidades, e principalmente, saber quais são os motivos que os levam à comprar conosco.
A mudança no comportamento do consumidor é cada vez mais constante, e num espaço menor de tempo, o que significa que a estratégia que você usou ontem, muito provavelmente pode não funcionar mais amanhã, seja por fatores sociais, psicológicos, pessoais ou culturais.
Por essa razão, é essencial manter uma análise frequente do comportamento do seu público, de maneira que você possa identificar o que dará melhor resultado, quais são as oportunidades mais vantajosas, dentre outras estratégias a serem adotadas dentro da sua empresa.
Para compreender um pouco mais desse cenário, é necessário que você conheça alguns fatores que influenciam o comportamento do consumidor:

Fator Pessoal

Esse comportamento pode ser considerado o mais comum e também o mais difícil. Isso porque diz respeito aos nossos gostos, crenças, sonhos e desejos pessoais; tudo isso baseado em ciclos que ao longo de nossas vidas, passam por diversas transformações. As necessidades do consumidor atrelados a capacidade de satisfazê-las, mudam de acordo com as influências que ocorrem em cada período. Pessoas que possuem o mesmo estilo de vida, mesma classe social, profissão, idade ou sexo, não necessariamente têm o mesmo desejo sobre um mesmo produto, por exemplo. Nessa questão, a personalidade de cada um é o ponto chave para determinar isso.

Fator Cultural

Por que a grande maioria das noivas se casam de branco? Provavelmente essa é a pergunta mais indicada para definir aquilo que chamamos de comportamento cultural. A questão do vestido branco em algum momento foi instituído por alguém e desde então se tornou uma das maiores tradições mundiais. Muitas vezes, o branco pode até ser a cor menos favorita de uma mulher, mas certamente ela usará branco – e por ironia – naquele que costuma ser considerado o dia mais feliz da sua vida.

Fator Psicológico

A compra feita à partir de um fator psicológico, é aquela que não visa sanar nenhuma necessidade material, mas sim interior. É alto o número de casos de pessoas que costumam comprar – muitas vezes objetos que nem precisam – simplesmente pela euforia ou pela tristeza. Você provavelmente já conheceu alguém, que afirmou ter ido às compras ou ao salão de beleza, num dia considerado ruim, com o objetivo de elevar sua autoestima e bom humor. São em casos como esses que o fator psicológico costuma influenciar no momento da compra: quando o estado emocional costuma ser aflorado.

Fator Social

Com um alto índice sobre os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, o fator social geralmente tem um peso elevado. Ele faz com que o consumo do cliente seja modificado de acordo com o grupo de pessoas que envolvem o seu cotidiano, bem como os lugares que frequenta, tudo isso embasado também pela questão da influência, que é bastante comum. Os exemplos para esse fator são inúmeros: podemos falar sobre aquela academia que todo mundo está frequentando, ou aquele sapato novo que todas as mulheres estão usando, e também aquele restaurante badalado, de cardápio pouco atraente, mas que aquele grupo de pessoas que você admira costuma ir.

No geral, adquirir um produto ou serviço é um momento importante para os consumidores, o que significa que suas estratégias de marketing devem ser bem direcionadas, eficazes e inteligentes, e dentro disso, é necessário existir uma análise sobre o que eles pensam, como agem, quem os influenciam e o que desejam. Toda compra é baseada na motivação e nas expectativas de consumo, o que tornam as influências decisivas! Por essa razão, é necessário conhecer, reconhecer e compreender quais são os anseios do seu consumidor, e com isso, garantir não só a motivação para uma compra, mas uma inclinação para a fidelização também. Afinal, se você souber entender e oferecer exatamente o que ele quer, ele sempre irá recorrer à você.

[rev_slider alias=”cta-cliente-fiel”]