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Marketing digital

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Ricardo Zacho

O que é marketing digital?

Não existe marketing digital! O que existe é a disciplina marketing e todos seus desdobramentos. Quando usamos a nomenclatura marketing digital queremos dizer: Vamos entender seu marketing estratégico/operacional, para então criar ações digitais que vão de encontro ao seu objetivo.

Como já explicamos nosso ponto de vista, sempre que usarmos a palavra marketing digital, lembre-se do parágrafo acima. ;)

Planejamento e comunicação

Não basta criarmos ações digitais só focadas nos potenciais compradores. O marketing moderno obriga conversarmos com clientes, ex-clientes, potenciais clientes, stakeholders atuais e futuros. Veja algumas perguntas fundamentais nessa etapa de planejamento do marketing digital:

  • O quê?
  • Como?
  • Quando?
  • Para quem?
  • Onde?
  • Com qual frequência comunicar?

Existem milhões de canais na internet como vídeos, sites, blogs, redes sociais, sites de pesquisa, comparadores de preço, fóruns, além de outros canais de comunicação como TVs, revistas, jornais. Nesse oceano de informações as pessoas estão cada vez mais seletivas e capazes de decidir se querem ou não receber uma determinada comunicação. Interromper não faz mais sentido!

O que é comunicação de marketing?

A comunicação de marketing, que pode ser digital ou não, visa informar, persuadir e lembrar consumidores sobre os produtos ou serviços que uma empresa vende.

Mix de comunicação de marketing

Todas as ações abaixo, podem ser realizadas on/off. Vamos dar alguns exemplos focados em ações digitais.

Propaganda

  • Anúncios no Google
  • Retargeting
  • Fotos dos produtos
  • Comparadores de preço
  • Display

Promoção de vendas

  • Cupons de desconto
  • Parcelamento no cartão
  • Programa de fidelidade
  • Sorteios

Eventos

  • Palestras online

Relações públicas

  • Conteúdo para sites parceiros
  • Seminários
  • Relatórios sobre sua indústria
  • Contato com sua comunidade através das redes sociais

Marketing direto

  • Email marketing
  • Televendas
  • Ecommerce
  • Sites

Marketing boca-a-boca

  • Blog
  • Ações em redes sociais

Vendas pessoais

  • Não aplica no digital

Etapas de desenvolvimento de uma comunicação eficaz

  1. Quem é seu público-alvo?
  2. Quais os objetivos da comunicação?
  3. Qual a melhor comunicação para atingir esses objetivos?
  4. Seleção dos canais digitais para entregar essa comunicação.
  5. Definir orçamento.
  6. Decidir, de acordo com o orçamento, qual o mix de comunicação.
  7. Analisar os resultados obtidos.
  8. Gerenciar e refinar todo processo de comunicação integrada de marketing.

Objetivos da comunicação de marketing

  • Definir categorias, produtos e/ou serviços: Qual o foco da comunicação? Qual necessidade esse produto satisfaz?
  • Marca: Comunicar uma marca até que o consumidor a reconheça como parte de uma determinada categoria.
  • Compra: Direcionar os consumidores para a decisão de compra.

Orçamento de comunicação de marketing digital

John Wanamaker, magnata das lojas de departamentos, diz: “Sei que metade da minha propaganda é inútil, mas não sei qual a metade”.
O investimento pode variar muito! Exemplo: No setor de cosmético, investir de 40% a 45% das vendas pode ser necessário e em contrapartida investir 5% das vendas, no setor industrial, pode ser suficiente.

Algumas táticas podem ser usadas para definir o orçamento:

  • De acordo com os recursos disponíveis: É incerto pois dificulta o planejamento.
  • De acordo com uma porcentagem em vendas: É interessante pois oscila de acordo com o faturamento e não compromete o resultado financeiro, porém vale lembrar que as vendas são resultado da comunicação e não o contrário.
  • De acordo com a concorrência: É uma linha de raciocínio ruim, pois quem afirma que seu concorrente faz um bom trabalho nessa área do marketing?
  • De acordo com objetivos:
    • Essa é a melhor solução, pois usa o mercado como base de cálculo.
    • Do total de mercado, quantos clientes pretende conquistar?
    • Sua comunicação digital irá alcançar qual porcentagem desse mercado?

Mix de comunicação de marketing digital. Conheça algumas possibilidades:

Mensuração dos resultados das ações de marketing digital

Além de entregar qual o melhor ROAS das ações de marketing digital é fundamental entender outras variáveis. A comunicação é uma etapa do processo de marketing, você precisa analisar outros fatores importantes.

Exemplo: Da totalidade de um mercado…
80% estão conscientes da minha marca.
60% deles experimentaram meu produto ou serviço.
20% estão satisfeitos.

Conquistar novos clientes é muito importante, mantê-los além de fundamental é muito mais barato. Com dados simples como os mostrado acima, você consegue pensar em outros objetivos de comunicação e outras formas de aumentar seu faturamento.