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O que é inbound marketing?

Inbound marketing é um conceito que já tem ocupado as mentes de especialistas em marketing digital desde o ano de 2006. Então, se antes desse período o foco de campanhas de marketing era outbound, ou seja, compra de anúncios, de lista de e-mails e transformá-los em leads – com bastante esforço – após esse momento passou a ocorrer o inbound, ou seja, a produção de conteúdo que fará com que a audiência se engaje em sua marca, tornando-se clientes de forma orgânica.

O que é inbound marketing?

A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre o inbound marketing, para você dominar a técnica e passar a aplicá-la em seu negócio. É importante frisar que, trata-se de uma estratégia relativamente nova e que consiste na elaboração de campanhas direcionadas a um público-alvo, com foco na produção de conteúdo.

Conheça as três funções principais do inbound marketing

Atração de tráfego qualificado

Mais do que ser popular, o ideal é “chamar” o tráfego certo, ou seja, a audiência que, de fato, se interessa pelo que você tem a expor, isto é, os buyers. Em geral, a forma de atrair esse público qualificado à sua marca é por meio de um blog – principalmente –; de mídias sociais – por meio da questão do marketing de relacionamento; e da qualidade de seu trabalho com SEO.

Converter leads

Para transformar um visitante em lead, de fato, serão necessários alguns cuidados, a fim de que o ciclo se complete. Veja quais são:

Calls-to-action – são, literalmente, as “chamadas à ação”, ou seja, instruções imperativas, de modo a ajudar a provocar a sensação de urgência no consumidor, para que chegue a ter o desejo de se engajar na marca; para isso, será essencial que a ação final seja convidativa, isto é, materiais gratuitos e atraentes são a grande pedida.

Na sequência, ao clicar no link do call-to-action, o cliente deve ser levado a uma landing page, uma página que irá, de maneira totalmente focada, levar àquele visitante a tornar de fato um lead – ou seja, um cliente.

Para que possam enviar seus dados de contato, será necessário que, em terceiro, seja produzido um formulário simples e direto, para que tudo o que for imprescindível ao relacionamento marca-cliente seja preenchido ali.

Concretizar a venda

Então você já tem pessoas envolvidas com sua marca, tem leads qualificados e agora é hora de fazer deles, clientes.

A pontuação é um sistema numérico que traduz, em dados concretos, o grau de interesse de seus leads, em conversar com o setor de vendas da empresa. E para os que não se mostrarem interessados, como fazer? Então, para esses, nada melhor que o famoso e-mail marketing bem elaborado, para que se interessem em comprar, de uma vez por todas.

Além de todos esses cuidados, serão importantes avaliações completas sobre o desempenho das campanhas, para entender se estão surtindo o efeito esperado, ou se precisam ser aperfeiçoadas. Lembre-se que há ainda uma quarta etapa, uma espécie de bônus, para quem aplica corretamente os preceitos de inbound marketing: transformar os clientes em divulgadores da marca, fazendo o precioso boca a boca digital.

Mãos à obra e boas vendas! E se precisar de ajuda com o seu marketing digital, não deixe de entrar em contato com a MZclick!

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.