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Pesquisa de Opinião do Consumidor

Ao se realizar uma pesquisa de opinião do consumidor, temos como foco principal, entender a percepção do cliente a respeito do produto ou serviço fornecidos pela empresa. É interessante por meio desta pesquisa conhecer o seu consumidor para estudar as suas necessidades e apresentar as soluções para elas.

Uma grande tática usada em pesquisas de opinião, é além de saber sobre sua empresa, saber sobre seus concorrentes e o que as pessoas apreciam nele, dessa forma, além de saber a opinião sobre o seu produto (que é muito importante), você saberá o que o público pensa a respeito do seu concorrente, a partir disso você poderá tomar ações para atingir uma maior porcentagem de público/consumidores.

Fatores importantes para realizar uma pesquisa de opinião do seu negócio:

  • Um dos primeiros pontos positivos a se destacar, é o fato da pesquisa ser de grande importância para o planejamento das empresas, pois, sem uma pesquisa de opinião ou comportamento, não é possível ter métricas suficientes para construir um planejamento estratégico. Esse recurso é muito utilizado por gestores, pois o foco é adquirir informações de um público ou grupo, incluindo todas as suas informações sobre clientes, dessa forma, será possível montar esse planejamento para agir efetivamente com grupo específicos de consumidores.
  • O segundo ponto, é a obtenção de um feedback. Quando se trata de um consumidor, é difícil obter um retorno sobre a avaliação dele, pois nem sempre, os consumidores dão sua opinião no momento da compra. O que tem se tornado comum, é que quando existe a insatisfação, eles preferem expor suas opiniões em redes sociais ou em sites de reclamações, por exemplo. É importante destacar que a empresa, necessita oferecer sempre um retorno direto do cliente, seja positivo ou negativo, pois isso pode influenciar e muito a decisão de outros consumidores.
  • O último motivo a ser citado, porém não menos importante e essencial, é definir oportunidades a partir dessa avaliação, entendendo a necessidade de seus consumidores para atendê-los de forma eficaz.

É essencial para uma organização saber o que seu consumidor está pensando e entender suas necessidades. Somente ao realizar esse levantamento de dados – a partir de uma pesquisa de opinião – é que será possível corrigir as possíveis falhas e faltas, e agir de forma consciente e coerente na referenciação ao mercado.

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