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ROI

A mensuração do retorno sobre o investimento com publicidade no AdWords é uma das etapas fundamentais para concluir o sucesso das campanhas de anúncios lançadas na web. Conhecida também pela sigla ROI, essa métrica traz estatísticas sobre o investimento em relação ao lucro.

Para estimar corretamente a taxa de retorno e descobrir a porcentagem de lucro sobre o investimento, alguns detalhes merecem atenção. Fórmulas prontas podem até ajudar no levantamento de números, entretanto, a interpretação deles é o ponto determinístico para prover as manutenções necessárias, em casos de ROI negativo.

Fórmula clássica para produtos ou serviços

Trata-se de um cálculo simples. O ROI pode ser quantificado por meio do seguinte: [(Receita gerada pelos anúncios) – (custos dos produtos + valor investido na campanha) / (custos dos produtos + valor investido na campanha)].

Não entendeu? Tomemos então, um exemplo:

Você é dono de uma loja de calçados e possui uma sandália que lhe custa R$ 50,00 e seu preço de venda é de R$ 100,00. Com os anúncios no AdWords, custando R$ 200,00 você consegue vender dez sandálias. Portanto, sua receita é de R$ 1.000.

Seguindo a fórmula, temos:

ROI = (receita – custo dos produtos vendidos)/custo dos produtos vendidos

ROI = [1000- (500 + 200) / (500+200)]
ROI = [(1000 – 700) / 700]
ROI = 300/ 700
ROI = 42,85%

Mensuração completa

Para entender, de fato, se o retorno está ou não sendo positivo é imprescindível ter o controle das conversões não apenas das vendas em si, mas também de visitas, inscrições e leads, por meio do Google Analytics. Com a vinculação dessa ferramenta, será possível acompanhar o tráfego e sua respectiva parcela de vendas gerada pelo AdWords.

O Analytics ainda fornece dados sobre engajamento do público com a sua página e campanhas, além de permitir a configuração de metas de conversões, facilitando a medição de visualizações de landing pages, cadastros em newsletters, preenchimento de formulários e tempo de navegação no site. Ele também permite a criação de listas de remarketing para utilização direta no AdWords, com segmentação para determinados públicos.

A mensuração completa se faz necessária para identificar precisamente o valor de orçamento e os modelos de campanhas mais rentáveis para sua marca. Isso porque, dependendo do tipo de produto ou serviços com o qual se trabalha, algumas campanhas acabam obtendo desempenho inferior, enquanto outras atingem excelentes margens de conversão.

A questão, porém, é utilizar as métricas para direcionar seus investimentos da melhor forma – ou seja, continuar injetando orçamento nas campanhas de sucesso ? e realizar manutenções nas campanhas com baixo desempenho até conseguir elevá-las e obter boas porcentagens de ROI com todo o trabalho no AdWords.

Você sabe qual a diferença entre ROI e ROAS? Leia nosso artigo: ROI x ROAS – Qual a diferença?

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Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.