Termos chave para criação de conteúdos

Não é de hoje que o conteúdo se tornou uma poderosa arma para as estratégias de marketing digital dos mais variados segmentos. A verdade é que o conteúdo auxilia no SEO de um site e também aumenta o engajamento e relacionamento entre a marca e seus clientes.

Assim como em qualquer estratégia, na produção de conteúdo também existe o que chamamos de “estágios de compra”, que nada mais são que as etapas que seus usuários seguem para chegar à finalização de uma compra.

Entender essas etapas é fundamental para o marketing de conteúdo, pois você poderá criar conteúdos específicos de acordo com a etapa de compra que o usuário está, podendo cativá-los e levá-los para as próximas etapas de forma mais eficiente. A ideia é que sua empresa esteja presente em cada uma dessas etapas, desde o momento em que o usuário começa a buscar informações relacionadas à seus produtos ou serviços até o momento em que ele decide comprá-lo.

Vamos conhecer cada uma das etapas e os termos chave para elas:

Consciência

Nessa etapa o usuário já percebeu sintomas de um problema potencial ou oportunidade e faz as primeiras buscas para “resolver” o problema. Trazendo para a realidade, vamos pensar no seguinte cenário: o celular de João está apresentando alguns problemas e ele decide pesquisar quanto está, em média, os preços dos celulares. Para isso João vai realizar uma busca, normalmente ampla, sobre celulares. João ainda não está pronto para efetuar a compra ou escolheu o modelo que mais lhe agrada, mas já começa a ter a intenção de adquirir um novo aparelho.

Uma empresa que vende smartphone, por exemplo, poderia oferecer um conteúdo especial para João. Esse conteúdo deve despertar o interesse para que ele siga para os próximos estágios da compra – onde realmente vai decidir que quer comprar o produto e então escolher a loja onde efetivará a compra.

Nessa etapa é interessante trabalhar os seguintes tipos de conteúdos:

  • Relatórios de analistas

  • Os relatórios de pesquisa

  • eGuides & eBooks

  • Conteúdo editorial

  • Conteúdo especializado

  • White papers

  • Conteúdo educacional

Os conteúdos têm que ter como mensagem principal os seguintes aspectos/dicas:

  • solucionar

  • perguntas

  • resolver

  • riscos

  • atualização

  • melhorar

  • otimizar

  • prevenir

Consideração

Nessa etapa o usuário já tem a situação claramente definida e já deu um nome para o seu problema ou oportunidade. Trazendo para a realidade, ainda dentro do exemplo de João, ele já decidiu que realmente precisa trocar de celular e já definiu algumas características que seu novo aparelho deve ter. Desta forma, ele fará novas buscas para definir qual o aparelho é o ideal para sua necessidade.

Aqui também é necessário que a empresa crie conteúdos que leve o João a decidir qual aparelho comprar, ou seja, que leve a resolver seu problema inicial. Após esse momento, o João estará preparado para a etapa final, onde ele definirá onde realizará a compra, levando em consideração os mais variados aspectos.

Nessa etapa é interessante trabalhar os seguintes tipos de conteúdos:

  • Comparação White papers

  • Expert Guides

  • Interações ao vivo

Os conteúdos têm que ter como mensagem principal os seguintes aspectos/dicas:

  • solução

  • provedor

  • serviço

  • fornecedor

  • ferramenta

  • dispositivo

  • software

  • aplicação

Decisão

Nessa etapa o usuário já tem definida sua estratégia de solução, método ou abordagem. No caso de João, ele já decidiu a marca e o modelo que irá comprar e agora está no momento de decidir onde realizar a compra.

Aqui também é necessário criar conteúdos que leve o João a optar pela compra em sua loja. Nesta etapa é de extrema importância entender o que seu cliente espera encontrar e o que ele levará em consideração para decidir sua compra, aspectos como preço e diferenciais da loja são importantíssimos e devem ser destacados. Porque João deve comprar na loja X ao invés da Y?

Nessa etapa é interessante trabalhar os seguintes tipos de conteúdos:

  • Comparações de fornecedores

  • Comparações de produtos

  • Estudos de caso

  • Prova de Download

  • Literatura Produto

  • Live Demo

Os conteúdos têm que ter como mensagem principal os seguintes aspectos/dicas:

  • comparar

  • Vs. Versus

  • comparação

  • Prós e contras

  • benchmarks

  • revisão

  • teste

Lembre-se que não basta apenas criar conteúdos, é necessário engajar realmente os usuários e levá-los para as próximas etapas.

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