Ticket Médio, o que é e como calcular?

Todo empreendedor que almeja o sucesso de seu empreendimento deve acompanhar de perto as métricas que norteiam seu mercado de atuação. Existem diversas métricas e indicadores de desempenho que podem nos auxiliar a compreender oportunidades de melhoria, porém algumas delas são essenciais quando o assunto são resultados; uma em específico que deve ser acompanhada e avaliada constantemente é o ticket médio.

Entenda como o ticket médio é importante para ajudar a melhorar os resultados de seu empreendimento.

O que é Ticket médio?

O ticket médio nada mais é que o valor médio que cada cliente gasta em seu negócio, dentro de um período determinado, seja um empreendimento físico ou virtual.

Com essa métrica, você consegue entender não apenas o quanto em média seus clientes compram de você, é possível avaliar também quais produtos ou serviços geram um retorno maior. Entenda, a variação do ticket médio indica se os produtos ou serviços ofertados perdem ou ganham valor no mercado, deste modo, o gestor da empresa pode pensar e tomar decisões estratégicas para a valorização adequada de seus produtos ou serviços.

Como Calcular o ticket médio?

Seu Cálculo é simples, primeiro seleciona-se o período a ser avaliado. Depois soma-se todas as vendas ocorridas dentro desse período, por fim divide-se o total de vendas pelo número total de clientes que efetuaram compras dentro deste mesmo período.

Exemplo:
Uma loja de tênis famosa obteve a receita de 30 mil reais, ocorridos num período de 15 dias, nos quais foram realizadas vendas para 100 clientes. Logo, o ticket médio dessa loja para o período é de 300 reais. correto?!

Observe o Fórmula utilizada para o cálculo:
R$ 30.000 (receita de 15 dias) / 100 (Clientes) = R$ 300 (ticket médio).

Dicas para aumentar ticket médio.

Existem diversas estratégias para o aumento do ticket médio e inúmeras formas de serem realizadas, algumas um tanto complexas, já outras mais fáceis de serem feitas. Citarei alguns exemplos simples, contudo eficientes.

• Aumentar seu portfólio de produtos pode ser eficaz, novas opções de oferta geram novas possibilidades de vendas.

• Aumentar os preços de seus produtos também pode ser eficaz, mas isso exige uma análise minuciosa, pois envolve diversos fatores como, o valor que ele tem para seu cliente, o preço aplicado por seus principais concorrentes dentre outros.

• Outra boa estratégia é a promoção do “algo a mais”, oferecendo produtos complementares aos clientes, fazendo com que ele perceba a vantagem de adquiri-los juntamente com o produto que já iria comprar. Talvez aquele produto que não apresenta tantas vendas na sua loja, quando vendido separadamente, poderá te surpreender com a quantidade de vendas, se relacionado a um outro produto que apresente bom desempenho.

Conseguiu entender a importância do ticket médio para planejar suas futuras vendas?

Aprenda diversas outras formas de aumentar o ticket médio da sua empresa com o artigo Aumente o Ticket Médio da sua Empresa, nele encontrará soluções incríveis!

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