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Tudo sobre Anúncios de Pesquisa Dinâmicos

Em outubro de 2011, o Google lançou a versão beta dos Anúncios de Pesquisa Dinâmicos, uma nova maneira para criar anúncios nos Links Patrocinados do Google. Após um ano de melhorias e testes, o novo formato tornou-se disponível para todos os anunciantes. Nesta matéria, entenderemos o que é este novo formato, como funciona e quando deve ser utilizado.

O que são Anúncios Dinâmicos?

O anúncio dinâmico da Rede de Pesquisa é um formato disponível no Google Adwords para criação de anúncios dinâmicos de forma rápida e fácil baseado no conteúdo do seu site.

Como funcionam os Anúncios Dinâmicos?

Diferente dos tradicionais métodos de escolha de palavras-chave, os anúncios serão criados de forma dinâmica de acordo com o conteúdo do seu site, seja de uma página única, uma categoria ou até mesmo todas as páginas, conforme explicaremos abaixo. De forma resumida, os anúncios dinâmicos são gerados a partir do seu site. Vale lembrar que estas páginas devem estar indexadas na busca Orgânica do Google.

Neste modelo, o anunciante inseri apenas as linhas 2 e 3 de descrição, deixando a primeira para preenchimento automático do Google. O título será baseado na pesquisa do usuário e no conteúdo da sua página destino mais pertinente.

Como qualquer outra campanha do Google, trace um objetivo para sua campanha dinâmica, seja ele branding, venda de determinado produto ou adquirir leads. Esta informação será fundamental para a segmentação de sua campanha dinâmica e para mensuração dos resultados.

Tipos de Segmentações das Campanhas Dinâmicas

Além das segmentações das campanhas tradicionais: local, horário e idiomas, neste formato, você pode escolher cinco tipos de segmentação:

Todas as páginas

Nesta opção, o Google buscará em todas as páginas do seu site palavras-chave para criar o anúncio dinamicamente. É importante ressaltar, que os anúncios dinâmicos trabalharão palavras-chave diferentes das trabalhadas em outras campanhas tradicionais que estejam ativas em sua conta.

Categorias

Esta segmentação trará opções de categorias que foram identificadas automaticamente pelo Google e você poderá escolher qual delas deseja trabalhar em sua campanha dinâmica. Vale ressaltar, que em alguns casos o Google pode não ter identificado categorias devido à estrutura do site, impossibilitando o uso desta segmentação. Para reverter esta situação, siga as orientações do Google dadas nesta matéria http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=185417.

URLs

Nesta opção você poderá escolher URLs que contenham determinado termo. Desta forma, o Google buscará em todo seu site URLs que contenham o termo indicado.

Título da Página

Nesta opção, você determinará um termo e o Google buscará páginas cujos títulos contenham este determinado termo.

Conteúdo da Página

Nesta opção, o Google buscará páginas em seu site que contenham os termos indicados por você.

É possível utilizar uma combinação de formatos. Você pode utilizar a segmentação por Categoria acompanhada por Título de Página, por exemplo.

Quando usar Anúncios Dinâmicos da Rede de Pesquisa?

É interessante utilizar esta extensão quando seu site possui uma boa otimização SEO.

Visto que a ferramenta buscará palavras em seu site, é importantíssimo que o mesmo possua palavras-chave específicas relacionadas aos seus negócios.

Por exemplo: Se você possui uma loja de roupa plus size e os produtos cadastrados não possuem esta especificação, seu anúncio poderá ser exibido para clientes não potenciais.

Para conferir possíveis palavras-chave que podem acionar seus anúncios dinâmicos, utilize a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords. Coloque seu site no item “site” e clique em “pesquisar”. Analise se as palavras-chave exibidas estão de acordo com o seu segmento e se é válido utilizar os anúncios dinâmicos.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o seu investimento e disponibilidade de acompanhamento. É importante que você possua um investimento para este formato que não prejudique os seus demais anúncios, portanto, destine um investimento à parte para esta campanha.

Além disso, tenha disponibilidade para analisar e ajustar este formato semanalmente, esta campanha exige um acompanhamento constante e ajustes periódicos.

Como acompanhar?

Como comentado acima, é de suma importância acompanhar e mensurar a campanha de anúncios dinâmicos. Verifique periodicamente para quais termos seus anúncios estão aparecendo e adicione palavras-chave negativas que não estão relacionadas ao seu segmento.

Acompanhe o CPC de sua campanha e verifique se ele está de acordo com seus objetivos de ROI. Analise se seus anúncios estão recebendo cliques, estão com um bom posicionamento e claro, se estão lhe dando o retorno esperado.

Para aumentar o número de conversão, divida as segmentações com melhor desempenho e aumente o CPC. Posteriormente, diminua os lances para as categorias com menor desempenho.

Após um período de análise, estude as palavras-chave que te deram maior retorno nos anúncios de pesquisa dinâmicos e adicione-as em uma campanha tradicional.

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Por Jessica Marcelino

Analista SEM da MZclick.