Você sabe o que é o Redirecionamento 301?

O que é o redirecionamento 301?

O redirecionamento 301 nada mais é do que um redirecionamento permanente de uma URL para outra.

Ele basicamente permite que a URL de um determinado site seja alterada, sem comprometer o acesso efetivo. O redirecionamento 301 é o mecanismo que permite que ao acessar “bancoreal.com.br” você seja redirecionado para “santander.com.br”, por exemplo.

Um fator importante desse tipo de redirecionamento, é a preservação de toda estratégia SEO investida no seu antigo site, pois sem ele, você descartará toda autoridade web que a sua URL anterior adquiriu. Um bom exemplo disso, é a empresa ToysRU, que na tentativa de obter uma classificação mais adequada com a palavra “toys”, alterou seu domínio para Toys.com sem realizar o redirecionamento 301. Conclusão: a empresa que tinha uma classificação muito boa, acabou por perder sua autoridade de SEO, o que lhe resultou numa classificação inferior a anterior.

Em quais casos devo utilizar? O que devo evitar?

Existem dois pontos especiais onde o redirecionamento 301 é totalmente positivo. O primeiro é o fato de impedir que você perca as visitas no seu site, após a alteração da URL. Ele te dá a liberdade de trocar a URL e não compromete os futuros acessos, pois mesmo digitando o domínio anterior, seus usuários serão redirecionados ao domínio correto. O segundo é a possibilidade de manter todo seu projeto de SEO no seu site; esse redirecionamento é totalmente compreendido pelo Google, comprometendo o mínimo possível seu desempenho orgânico.

Embora na maioria das vezes você seja redirecionado para o mesmo site, o uso ou não uso de “www” no início da sua URL também pode implicar problemas, pois o Google entende que isso pode significar um conteúdo duplicado, o que compromete o SEO do seu site. Esteja atento a isso!
Ao aderir essa estratégia, você conseguirá bons resultados de tráfego, evitará transtornos com problemas de navegação de seus usuários, evitará a defasagem no fluxo de visitas que seu site recebe e obterá um melhor desempenho do mesmo, evitando os famosos erros de acesso e páginas não encontradas.

Saiba mais sobre redirecionamento 301 em nosso curso de SEO online.

[rev_slider cta-planejamento]


melhor-curso-seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *