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Ferramenta aumenta a visibilidade da marca entre o público-alvo

As estratégias de marketing não se limitam mais às mídias tradicionais como TV, rádio ou veículos impressos como jornais ou revistas. O marketing invadiu as mídias online e se faz presente em buscas do Google ou outro buscador como o Bing, por exemplo, campanhas de links patrocinados, e-mail marketing ou indicação.

O marketing digital trabalha com ferramentas e ações de comunicação utilizadas na internet para divulgar, comercializar, conquistar novos clientes e melhorar sua rede de relacionamentos com clientes, funcionários e fornecedores.

Sem dúvidas, uma ferramenta poderosa para aumentar o reconhecimento e visibilidade da marca, pois a publicidade virtual é produzida para o público-alvo que se conecta frequentemente aos canais de comunicação em massa, como a rede de celulares e a internet.

O marketing digital em números

Dados da atuação do marketing nas mídias sociais mostram que, atualmente, as pessoas buscam esses meios para se comunicar com as marcas que consomem. Uma pesquisa da Gartner constatou que empresas que não respondem aos clientes nas redes sociais podem aumentar em 15% a taxa de perda de clientes.

Os profissionais de marketing lutam para integrar as mídias sociais na estratégia global da empresa. Em uma escala de 1-7, apenas 6,8% dos entrevistados pela CMO Survey acreditam que a mídia social é “muito integrada” em sua estratégia, enquanto 16,7% acreditam que não está integrada em todas as áreas.

O marketing digital pode ser uma forma eficaz de captação de clientes de acordo com especialistas da área. Mas para utilizar essa ferramenta é importante ficar atento aos números e a partir daí, traçar estratégias que podem alavancar o seu negócio nas redes sociais.

Acompanhe a seguir, 5 dados relevantes sobre Marketing Digital:

1- Integração das mídias

Ainda na pesquisa realizada pela CMO Survey, mensurou-se que os especialistas em Marketing estão realizando diversas mudanças na forma como se define campanha publicitária de qualidade. Atualmente, 7,6% dos orçamentos de marketing são para a mídia social. Os Gerentes de Marketing possuem projeções otimistas e afirmam que a porcentagem chegará a 18,8% nos próximos cinco anos.

2- E-mail Marketing

A Aberdeen Group, mídia especializada em Business Intelligence, constatou, em pesquisa, que os e-mails personalizados melhoram as taxas de cliques em até 14% e as taxas de conversão em 10%.

A Epsilon também realizou uma pesquisa onde confirmou que 59% dos profissionais de marketing B2B dizem que o e-mail é o canal mais eficaz para gerar receita.

Uma pesquisa da BtoB Magazine constatou que 59% dos profissionais do marketing de B2B afirmam que o e-mail é a ferramenta mais eficaz para geração de receita. Em contrapartida a Chadwick Martin Bailey levantou um estudo de opiniões onde os usuários de e-mail americanos falaram que a quantidade de e-mails (69%) com conteúdo não relevante (56%) é o principal fator que provoca o cancelamento do e-mail marketing de empresas.

3- Boca-a-boca Digital

A McKinsey Quarterly, empresa especializada em teoria organizacional, realizou um estudo de mercado e comprovou a seguinte informação: quando amigos ou parentes fazem recomendações atraentes sobre algum produto ou serviço, as chances de uma nova compra ser realiza são 50 vezes maiores do que se a recomendação fosse pouco relevante.

Há alguns anos as empresas precisavam que as pessoas fizessem a divulgação da sua marca por meio da famosa propaganda “boca a boca”. Hoje, elas necessitam que seu público poste, comente ou faça “tweets”. A abrangência e a credibilidade do comentário pessoal em uma fan page é realmente alta, afinal será compartilhada a imagem da marca, serviço ou produto para clientes em potencial. O fato é que nas redes sociais as opiniões pessoais são muito mais disseminadas e aceitas.

4- Conteúdo Otimizado e Google AdWords

Muito se fala em conteúdo otimizado, uma das principais táticas do Marketing Digital, que se tornou ainda mais poderosa desde o lançamento da ferramenta Google AdWords.

Elaborar um conteúdo para seu site com palavras-chave aumenta a visibilidade do seu negócio nas buscas feitas na internet.

O estudo foi feito com 650 campanhas de marketing que demonstraram que as estratégias personalizadas de forma consistente tiveram um resultado esmagador na geração de leads, quando comparadas às campanhas estáticas.

5-Mobile Marketing

O Mobile Marketing é uma ferramenta de publicidade que utiliza telefones celulares, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis para lançar propagandas engajadas. Embora ainda esteja em estágio inicial, o Mobile Marketing tem se configurado como uma tendência nos últimos anos.

O Yahoo! Insights resolveu fazer uma pesquisa e mostrou que número de usuários de internet móvel deve passar de 33,2 milhões para 110,5 milhões até 2015.

AYankee Group afirmou, após levantamento de dados, que a receita mundial de publicidade móvel irá expandir 3,5 vezes o seu tamanho atual em 2016 e em 2017 o mobile commerce será responsável por 24,4% das receitas globais de comércio eletrônico. Segundo o estudo, os internautas brasileiros utilizam 50 tipos de atividades online, sendo que o envio de mensagens e checagem de e-mail é o serviço mais utilizado representando 15% das atividades. A segunda categoria com 14% é a Search, com buscas específicas.

As empresas que querem investir em publicidade mobile precisam ficar atentas às pesquisas e direcionar suas ações de marketing para o conteúdo que é rei nesse espaço!