A Importância da CTR

O que é e para que serve o Google Adwords você já sabe (O que é Google Adwords?). Mas depois da criação das campanhas, é preciso uma otimização constante para maximizar ainda mais os resultados desejados.

O Adwords nos dá inúmeras ferramentas e informações que ajudam nessas alterações de otimização, e uma delas é a CTR.

O que é CTR?

A CTR (do inglês Click-Through Rate) é a taxa de impressões X cliques da sua campanha, ou seja, o número de vezes que o seu anúncio foi exibido X o número de vezes que ele foi clicado.
Veja abaixo a fórmula utilizada para calcular o CTR:

Qual a importância da CTR?

Uma CTR elevada contribui para o índice de qualidade da sua palavra-chave e anúncio. Desta maneira, com uma CTR alta, a tendência é que você pague menos pelo clique que recebe e ainda apareça em uma posição melhor do que a dos seus concorrentes. Além disso, a CTR mostra quais anúncios e informações estão dando mais resultado, permitindo que você explore ainda mais a campanha, os anúncios e as palavras-chave certas.

O que faz a CTR ser baixa?

Uma CTR baixa significa que seu anúncio está aparecendo vezes demais e não está recebendo muitos cliques. Isso pode ocorrer a vários fatores, como:

  • Um CPC baixo, o que levaria o seu anúncio a uma posição muito baixa, não chamando a atenção do usuário.
  • Um anúncio sem informações interessantes para atrair o usuário (informações de pagamento, benefícios ou mesmo a descrição do produto anunciado). Além de palavras-chave incompatíveis com seu produto, público-alvo e objetivos.
  • Um baixo índice de qualidade: O Google possui inúmeros meios de medir o índice de qualidade do seu anúncio, como: taxa de cliques, relevância do anúncio e experiência na página de destino. Se sua palavra-chave não possui um bom  índice de qualidade, é sinal que o anúncio não está causando interesse no usuário e isto pode ocasionar uma queda na CTR.

Importante: No caso de campanhas de Display ou Branding, é comum uma CTR mais baixa, pois o anúncio tende a não ser clicado todas as vezes que aparece. Quando um anúncio é realizado com esses intuitos, é válido analisar a CTR de outra forma.

Qual a importância do acompanhamento da CTR?

O acompanhamento da CTR é importantíssimo para manter o nível e o resultado das suas campanhas. Buscar o melhoramento da CTR te ajudará a alcançar o seu objetivo com a divulgação feita no Google Adwords. Deste modo, o índice de qualidade de seu anúncio e campanhas tendem a aumentar, assim como o resultado esperado pela sua empresa.

A otimização e o acompanhamento das suas campanhas são indispensáveis e a MZclick pode cuidar disso pra você. Entre em contato com a nossa equipe!