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A definição do objetivo da campanha de links patrocinados ou do projeto de SEO representa 75% do processo e 25% está relacionado a execução.

Abraham Lincoln disse “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.” Essa é a máxima para search marketing! Planeje muito bem antes de iniciar a execução dos seus projetos. Dessa forma você irá economizar tempo, dinheiro e terá um resultado satisfatório.

Criar um projeto de search marketing sem um ou mais objetivos claros é como um atacante ir bater um pênalti e na hora da cobrança a trave desaparece! Qual a função do goleiro? Ele corre em direção a bola? O atacante chuta ou pega a bola com a mão? A trave define exatamente o que cada jogador deve fazer, o objetivo em search marketing define exatamente o que você deve executar.

links patrocinados objetivo

Você perceberá que seu objetivo está bem estabelecido quando, durante a execução da campanha, surgirem dúvidas e seu objetivo respondê-las imediatamente.

Como disse anteriormente você pode ter um objetivo ou vários objetivos. Vamos observar alguns objetivos legítimos:

  • Vender mais – Objetivo mais comum, porém existem outros objetivos plausíveis em campanhas de search marketing.
  • Fazer a inscrição para receber Newsletter – Quanto vale uma base segmentada? Se você criar um mecanismo de captação (um download grátis, por exemplo) poderá segmentar de forma incrível essa base de dados e com ela realizar ações focadas.
  • Obter visualizações de uma página específica – Quando o visitante entra em uma área do seu site onde se encontra um manual técnico de um produto, por exemplo, você pode considerar um visitante potencial e logo um objetivo concluído em sua campanha.
  • Aumentar o número de formulário de contato – Se você vende um serviço pode considerar o sucesso da sua campanha observando a quantidade de formulários de orçamento que ela gera.
  • Aumentar o número de ligações telefônicas – Você pode direcionar seus visitantes de tal forma que façam eles ligarem para obter mais informações sobre um determinado produto ou serviço.
  • Realizar um download – Segue a mesma lógica da página com o manual técnico, só que dessa vez o usuário faz um download e isso pode ser contabilizado como um objetivo concluído.

Todo o objetivo concluído pode também ser chamado de conversão.

Uma conversão pode ser rastreada e vinculada a palavra-chave que deu origem a ela, dessa forma conseguimos identificar quais palavras geram mais conversões, ou seja, atingem seu objetivo e quais palavras não geram conversões. Essa análise é crucial para otimizar sua campanha, aumentando o ROI consideravelmente.