Como medir retorno nas Redes Sociais

As chamadas mídias sociais são, sem dúvidas, a maior força dentro do marketing digital. E nesse universo, as redes de interação online têm a primazia, por suas características de favorecer o contato, o relacionamento e até a geração de vendas junto ao público.

Entretanto, muita gente não entende como medir retorno nas redes sociais. Então, a seguir, tentaremos responder à pergunta: como medir retorno nas redes sociais e se a sua estratégia está correta?

O início da medição de resultados em redes sociais

Primeiramente, será necessário traçar objetivos sobre a presença em redes como Twitter, Facebook, LinkedIn e outros. Embora essa afirmação pareça algo bastante lógico e até óbvio, muitos empresários acabam entrando em redes sociais apenas para branding e relacionamento com o cliente.

Nesses casos, então, a métrica indicada será somente a que se debruça sobre quantidade de visualizações, de curtidas, de opiniões e outros modos de engajamento. Porém, é importante frisar que isso está longe de ser a medida exata do sucesso de um empreendimento

Outra maneira de avaliar resultados em redes sociais

É interessante amarrar as redes sociais aos diferentes pontos de seu funil de vendas, o que pode ser usado pelo empreendimento, da seguinte forma:

      • Ampliar a atração de clientes – as redes sociais são poderosas formas de despertar uma demanda adormecida, ampliando os horizontes de mercado. Isso poderá ser feito por meio de conteúdo de qualidade, para que ocorra organicamente. Para medir se esta etapa do funil está indo bem, o principal dado será o número de leads gerados pela campanha;
      • Fazer nutrição de leads – a métrica adequada a essa fase seria a verificação do comportamento da audiência, ou seja, quem retorna ao site, quem converte, qual a influência das interações sociais nos acessos e vendas fechadas – caso de B2B;
      • Gerar vendas;
      • Assessorar o cliente para que se engaje na marca, compre novamente e, sobretudo, divulgue-a – a medição, aqui, ocorrerá por meio de uma correlação entre três aspectos: interações em mídias sociais, retenção e ticket médio de compra.

Ferramentas aliadas na métrica de resultados de mídias sociais

O levantamento de informações pode ser realizado por meio de ferramentas de análise, como é o caso do Google Analytics.

Evidentemente, essa não é a única opção, há várias, e a escolha da melhor varia de acordo com a necessidade do empreendimento.

Esperamos que esse texto tenha servido como alerta, para que os empreendedores não fiquem com a visão de que o sucesso de uma empresa pode ser medido somente por meio de curtidas e comentários em redes sociais, mas sim que outros medidores são não só válidos, como essenciais para que se possa perceber, realmente, o quanto das metas têm sido atingidas e se o planejamento para o negócio está tendo sucesso.

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