Categorias
Links Patrocinados

Google Analytics

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita onde você conseguirá “ler” e entender o comportamento do visitante em seu site. Com essas informações em mãos você poderá traçar estratégias para aumentar a eficiência de um conteúdo, entender o comportamento de buscas dentro do seu site, oportunidades ou problemas durante o processo de compra. O Google Analytics utiliza o tageamento de páginas através de scripts.

Acesse o site: Google Analytics Brasil. Conheça também o canal Google Brasil no Youtube, com vários vídeos sobre Adwords, Analytics, Google+, Chrome e outros.

Google Analytics é gratuito?

Sim, porém existe a versão Google Analytics Premium (disponível em alguns países).

Como usar o Google Analytics?

Conheça algumas aplicações do Google Analytics:

Ferramenta de Análise
Gere relatórios facilmente personalizando períodos.
Personalize seus relatórios.
Obtenha tendências dos visitantes rapidamente.

Análise de conteúdo
Perceba quais áreas do site recebem mais visitas.
Descubra quanto tempo um usuário interage com seu conteúdo.
Veja qual o principal conteúdo do seu site.

Redes sociais
Acompanhe suas mídias sociais.
Veja a utilização do botão +1.
Entenda melhor os resultados do Facebook, Twitter e outros.

Celulares
Quantos acessos recebo via celular?
Quais os principais dispositivos?

Verifique conversões
Qual origem gera mais conversão?
Quanto tempo um usuário gasta até realizar uma conversão?
Acompanhe branding e vendas ao mesmo tempo.

Aprofunde a análise no Google Adwords
Qual palavra-chave gera mais resultado?
Quais campanhas geram cadastros em nossa base de email marketing?
Qual a evolução das campanhas em um determinado período?

Como funciona o Google Analytics? Entenda conceitos básicos de análise.

Como instalar o Google Analytics?

Para instalar o Google Analytics siga os 3 passos básicos abaixo:

1- Crie uma conta no Google Analytics. Visite o site do Google Analytics, clique criar uma conta e siga as instruções da tela.
2- Configure as propriedades da sua conta / perfil. Um perfil representa um site.
3- Instale o código de acompanhamento. Dica: Instale no rodapé do seu site. Veja como configurar o código de acompanhamento do Analytics.

Código Google Analytics

O código do Google Analytics deverá ser instalado antes da tag </head>.
Logo abaixo você verá um exemplo do código, porém não instale nem copie. Siga os passos citados acima.

Importante: XXXXX-Y indica o seu ID no Google Analytics.

<script type=”text/javascript”>

 var _gaq = _gaq || [];

 _gaq.push([‘_setAccount’, ‘UA-XXXXX-Y’]);

 _gaq.push([‘_trackPageview’]);

  (function() {

   var ga = document.createElement(‘script’); ga.type = ‘text/javascript’; ga.async = true;

   ga.src = (‘https:’ == document.location.protocol ? ‘https://ssl’ : ‘http://www’) + ‘.google-analytics.com/ga.js’;

   var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);

 })();

</script>

Como vincular o Google Adwords com o Google Analytics?

Entre no Google AdWords – https://adwords.google.com.br.
Clique em Ferramentas e análise > Google Analytics.
Clique em Administrador localizado na área superior/direita da página.
Clique na conta que irá vincular.
Clique na guia Origens de dados.
Clique na guia Google AdWords e em Vincular contas.
Selecione os perfis do Google Analytics nos quais deseja disponibilizar os dados do Google AdWords.

Aprenda Google Analytics

Curso Google Analytics

Conheça o curso Google Analytics in company da MZclick.

Curso de Google Analytics grátis

O Google Analytics disponibiliza uma área oficial com conteúdo extremamente relevante e grátis. Acesse curso de Google Analytics grátis e aproveite!

Google Analytics para WordPress

Conheça o aplicativo Google Analytics para WordPress.

API Google Analytics

Existem 3 APIs disponíveis.
API de Coleta: Personalize o código de acompanhamento.
API de Gerenciamento: Recupere dados de configuração.
API de Exportação de Dados: Crie aplicativos usando dados do Google Anaytics.

Visite o site Google Code Analytics e obtenha referências técnicas para desenvolvimento. Para utilizar as APIs do Google Analytics é fundamental ter amplo conhecimento técnico.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.