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Nesse artigo vamos entender o conceito de CPC real e um case para observarmos estratégias possíveis para aumentar nosso resultado sem gastar mais com isso.

O que é CPC?

CPC significa custo por clique. É o valor que você está disposto a pagar cada vez que um usuário clicar em seus anúncios de links patrocinados.

O que é CPC máximo?

Quanto vale um visitante para seu site? Essa resposta irá definir seu CPC máximo.
Imagine que você definiu R$1,00 de CPC máximo.

Se 1000 pessoas visualizarem seus anúncios e 10 clicarem nele, você pagará apenas R$10,00 (10 pessoas X R$1,00 de CPC máximo).

Resumindo é o custo máximo que você está disposto a pagar por um clique.

O que é CPC real?

É o valor que você pagará por um clique.

No Google AdWords toda vez que um usuário faz uma pesquisa o índice de qualidade da campanha é definido. Esse índice de qualidade intefere diretamente no CPC da campanha, geralmente fazendo com que o anunciante pague menos do que o CPC máximo estipulado.

A lógica é simples: Quanto maior o índice de qualidade, menor o CPC real que o anunciante terá que pagar.

Antes de seguir com esse artigo é importante que você domine o assunto índice de qualidade e classificação do anúncio.

Analisando cenários no Google AdWords.

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Na imagem acima temos 4 anunciantes em 3 cenários diferentes. Essa análise é feita de acordo com os critérios reais do Google AdWords.

Entendendo as colunas.

CPC Max.: Valor máximo de custo por clique, estipulado pelo anunciante, em Reais (R$).

IQ: Índice de Qualidade.

Ad Rank: Classificação do anúncio que é obtida multiplicando o CPC Máx X Índice de qualdiade.

CPC Real: Valor real pago por para cada clique recebido em seus anúncios. Esse valor é obtido dividindo o AdRank do anunciante que está uma posição abaixo do seu anúncio pelo índice de qualidade que você conseguiu obter. No exemplo 1 o anunciante A paga R$3,00 de CPC real pois divide-se o AdRank do anunciante B (24) pelo índice de qualidade do anunciante A (8).

Cliques dia: Estipulei 100 cliques para simplificar a análise.

Cliques mês: Quantidade de cliques dia multiplicados por 30.

Orçamento mensal: Quantidade de cliques mês multiplicados pelo CPC real.

Exemplo 1:

O anunciante A está na primeira posição pois conseguiu o maior AdRank entre os anunciantes, porém o índice de qualidade dele não é o máximo possível (10) e portanto ele paga um CPC real realtivamente alto para esse leilão.

Exemplo 2:

O anunciante A aumentou seu índice de qualidade para (10) e isso fez seu CPC real cair drasticamente. Nessa simulação o anunciante A conseguiu uma economia de R$1.800,00 mensais com essa otimização.

Exemplo 3:

O anunciante B resolveu reagir! Ele além de otimizar suas campanhas no Google AdWords, subindo seu índice de qualidade para (10), resolveu diminuir o CPC máximo. Isso fez que seu CPC real diminuísse e também obteve uma economia de R$2.400,00 mensais.

Conclusão

Manter a atenção nas campanhas é fundamental para obter mais resultados e economia. Otimize com frequência seus grupos de anúncios, faça o cálculo de ROI e avalie a melhor estratégia de CPC.

Conte com a MZclick nessa gestão. Somos especialistas em Search e parceiros oficiais Google / Bing.

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