Categorias
Marketing

40% do marketing digital são dos jovens empreendedores

Análises de mercado realizadas recentemente, abrangendo 600 empreendedores que atuam com marketing digital no Brasil, constataram que jovens empreendedores entre 26 e 33 anos estão predominando no setor. Desses, 40% estão desbravando o universo do empreendedorismo, ao invés de trabalharem como funcionários.

Como o mercado de marketing digital ainda está em pleno desenvolvimento, a demanda por cursos de especialização na área tem aumentado: 90% dos entrevistados afirmaram que as graduações em Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração não trazem conhecimento suficiente para esse segmento.

Faixa Salarial e tempo de atuação

A renda média dos jovens empreendedores raramente ultrapassa os 12 mil reais, exceto em alguns casos específicos. Do total de entrevistados, cerca de 3% ganham entre 700 e 1,4 mil reais mensalmente, enquanto 36% alcançam uma renda variável entre 3 mil e 6 mil reais. Somente 10% possuem um rendimento superior a 12 mil reais por mês.

Ainda dentro das estatísticas, 48% dos participantes da análise trabalham com marketing digital há menos de um ano. Nas posições hierárquicas aparecem: 30% como analistas, 13% nos cargos gerenciais, 10% são estagiários e 4% são diretores.

Brasil e América Latina

O cenário digital latino-americano destaca-se em alguns indicadores quando comparado ao Brasil. Em termos de expansão internacional, por exemplo, os Argentinos e Colombianos conseguem alcançar melhores posições. Isso ocorre porque as movimentações dos empreendedores brasileiros são mais focadas no “local”, devido ao tamanho do mercado e à falta de recepção de alguns serviços no contexto regional.

Como muitos dos negócios em marketing digital são recentes, diversas empresas podem ser consideradas “embrionárias”. Em consequência disso, alguns profissionais acabam fazendo dois turnos: trabalham em uma empresa e dirigem o próprio negócio, no tempo livre.

É nesse panorama que o conceito de “startup” tem ganhado força e já está provocando uma espécie de revolução no mundo dos negócios. Várias das empresas de marketing digital estão “disputando” a forma como o marketing é visto e utilizado, inovando nas formas de divulgar, atrair tráfego e, principalmente, converter leads em vendas.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.